Originalmente parte do pentlathon nos jogos antigos, o arremesso de disco é um dos esportes tradicionais do atletismo. O objetivo do jogo é arremessar o disco o mais longe possível.
Perfil do atleta
Os líderes no esporte são grandes. A altura e peso médio dos homens são 1,93 metro e 115 quilos, respectivamente. Entre as mulheres, a altura é de 1,75 metro e chegam a pesar 93 quilos. Apesar de precisarem de ombros e braços fortes, a força vem das pernas e do torso.
Tentativas
Os atletas têm três tentativas de arremesso. Eles devem soltar o disco dentro do círculo demarcado e permanecer lá até que ele caia no chão, em uma área pré-determinada que seja válida. O comprimento do arremesso é medido da frente do círculo até o primeiro local onde o disco caiu.
Detalhe do disco
Assim como o nome sugere, o disco possui um formato regular. O material principal é borracha, mas também possui uma parte em metal ou madeira para atingir o peso necessário. A grossura central máxima fica entre 4,4 cm e 6 centímetros. O peso e as dimensões são para competições adultas, mas podem ser reduzidas para eventos juniores.
Força centrífuga
O arremessador toma posição na parte do fundo do círculo. Ele ou ela segura o disco na posição do arremesso. Em seguida, dá uma rápida virada de uma volta e meia para atingir o nível máximo de força. O disco deve ser arremessado na altura dos ombros. Quando é solto pelo dedo indicador ou do meio, gira no sentido horário (para jogadores destros). Neste momento, um vento contrário é bem-vindo, pois, dessa forma, o disco alcança mais altura e, consequentemente maior distância até a queda.
Curiosidades
- O arremesso de disco se tornou um esporte olímpico feminino nos jogos de 1928.
- O primeiro homem a quebrar a barreira dos 60,96 metros de distância no arremesso foi o americano Al Oerter, em 1962.
- A primeira mulher a atingir a distância de 70 metros foi a russa Faina Melnik, em 1976.