A esgrima consiste em uma disputa entre duas pessoas armadas com uma espada leve. Os pontos são ganhos quando acertam pontos marcados no corpo do adversário com a ponta da espada. As áreas são marcadas de acordo com o tipo de arma usada. A esgrima moderna deriva da antiga tradição de luta com espadas nas guerras. A esgrima foi incorporada aos esportes olímpicos em 1896.

Perfil do atleta
Velocidade, respostas rápidas, agilidade e movimentos ágeis com os pés e pernas são boas técnicas para quem quer vencer no esporte. Equilíbrio, coordenação também são atributos necessários. A técnica mental é tão importante quanto a física: concentração, pensamento veloz e habilidade tática contam muitos pontos. 

Disonischenko
Durante as olimpíadas de 1976, no auge da Guerra Fria, um escândalo apareceu. Boris Onischenko, da ex-URSS, estava competindo com o inglês Jim Fox. Fox desconfiou de jogadas falsas até que foi descoberto que a espada do rival tinha sido adulterada. Chamado de Disonischenko pela mídia, ele foi desqualificado.

Na pista
As disputas de esgrima acontecem em uma estreita plataforma, chamada de piste. Há uma extensão em cada extremidade da área demarcada. A altura da plataforma pode variar. A superfície é coberta por um material que impede escorregões. 

Escolha sua arma
Há três diferentes tipos de espadas: a foil (normalmente indicada para quem vai aprender o esporte), a épée e a sabre. Cada uma possui uma zona específica no corpo do oponente para contar a pontuação e segue regras determinadas. Os jogadores profissionais preferem se especializar em alguma deles que praticar com os três tipos. 

Pontuação eletrônica
O sistema de pontuação eletrônica apareceu pela primeira vez nos jogos olímpicos de 1936. As espadas do tipo épée possuíam um botão em sua extremidade, que fazia acender uma luz cada vez que a arma tocasse o corpo do oponente.

As regras do combate
Uma disputa de esgrima consiste em três tempos de três minutos, com um minuto de intervalo entre cada um. O vencedor é o primeiro a marcar 15 pontos, ou o que possui o maior número de pontos no final da partida. Nas provas olímpicas não há disputas preliminares, somente eliminatórias.

Áreas básicas para pontuar
O torso é a principal área a ser acertada. (e a única área quando se disputa com uma espada foil). A região é dividida em oito partes. 

Tudo branco durante a noite
O uniforme usado na esgrima é tradicionalmente branco (apesar de a federação internacional de esgrima permitir outras cores claras)

Curiosidades

  • A esgrima tem tradição européia, principalmente na Itália e na França.
  • Nas olimpíadas de 1896, participaram 25 atletas na esgrima.
  • Esgrima faz parte d pentatlon, ao lado de tiro ao alvo, nado, showjumping e corrida.
  • O italiano Edoardo Mangiarotti recebeu 13 medalhas olímpicas, incluindo seis de ouro. É o atleta que mais recebeu medalhas no esporte.
  • Uma disputa que aconteceu em Nova York, em 1930, chegou a durar sete horas. As provas já tiveram duração de meia hora e hoje possuem apenas três minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *