É um jogo rápido em que dois times de dez homens ou 12 mulheres competem para acertar uma bola rígida no gol adversário. Eles usam um tipo de bastão com uma rede na ponta (crosses) para pegar, driblar, carregar e arremessar a bola.
Perfil do jogador
Os jogadores devem ter coordenação visual para pegar uma bola que viaja a uma alta velocidade, além de terem resistência para correr pelo campo.
Área do jogo
O campo tem superfície coberta por grama natural ou artificial. O das mulheres é maior, já que há dois jogadores a mais em cada time.
Longo ou curto
O equipamento usado no jogo possui dois tamanhos. Metade do time, no mínimo, usa o bastão menor, mais fáceis de manipular. Cinco jogadores, no máximo, podem usar o bastão longo.
No controle
A técnica de pegar a bola do chão é difícil de aprender, mas nada comparado ao processo de pegá-la do ar. Outra habilidade a ser aprendida é arremessa a bola a outro integrante do time.
O jogo das mulheres
O jogo das mulheres é diferente do dos homens. O campo é maior e há mais dois jogadores em cada time. Todas usam o bastão mais curto, além disso, usam menos roupa de proteção.
Diminuição
A popularidade do esporte aumentou na propoção inversa do tamanho do campo e do número de jogadores. Em sua forma original, um tipo de treinamento de guerreiros indígenas, a área de jogo tinha 457 metros de comprimento e contava com times de 200 pessoas de cada lado.
Curiosidades
- O esporte é mais popular na América do Norte, onde surgiu. É o esporte oficial de verão no Canadá e o esporte que mais cresce nos Estados Unidos.
- Inventado nos anos 1980, é um esporte que pode ter times mistos sem contato físico.
- Dentro da liga nacional do esporte há nove times nos Estados Unidos e três no Canadá.
- Oito times disputaram o campeonato de 2007 em Halifax, no Canadá: Austrália, Canadá, República Tcheca, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Estados Unidos e o Iroquois Nationals, do Canadá.