É um dos esportes de inverno mais rápidos que têm. Times de dois homens ou mulheres ou ainda quatro homens descem uma ladeira em um trenó, com marcação de tempo. Após um empurrão de todo o time, é responsabilidade do “motorista” percorrer o caminho no menor tempo possível. O esporte não é indicado para pessoas que possuem problema no coração, já que as equipes ficam sob efeito da gravidade por mais de cinco minutos, além de passar por curvas bem fechadas. As colisões são espetaculares e perigosas. O equipamento de proteção fica por conta do capacete e do colete.

Perfil do competidor

Os atletas precisam de equilíbrio e nervos de aço. Muitos vieram do atletismo e, por isso, conseguem dar uma boa impulsão ao trenó.

O percurso

Os percursos de bobsled são em formato de U. São feitos de concreto e cobertos por gelo artificial. Possuem entre 1.200 m e 1.300 metros de comprimento e devem ter ao menos 15 curvas. 

O empurrão

A saída rápida é a chave. Dessa forma, os atletas utilizam um calçado especial para que tenham tração no gelo. Cada membro da equipe ajuda a empurrar por meio de um cabo especial. O motorista pula primeiro, seguido pelos outros integrantes da equipe. O responsável pela frenagem entre em último. Este processo deve levar apenas cinco segundos. 

Congelado

Obviamente, o esporte tem mais popularidade entre os atletas de países frios, com neves e montanhas. A edição de 1988 dos jogos de inverno, em Calgary, no Canadá, no entanto, mudou a cara do jogo ao incluir times de países quentes, como Austrália, México e Jamaica. 

Por dentro da história

O bobsled foi inventado no final do século XIV, quando os suíços adicionaram um mecanismo de aço a um trenó e ganharam o controle a direção. O primeiro clube do esporte foi fundado na Suíça, em 1897. Em suas primeiras décadas, o esporte foi largamente um divertimento da classe alta, nos Alpes europeus. O formato competitivo surgiu em 1950 e 1960. O primeiro campeonato mundial foi em 1980. 

Curiosidades

  • O nome bobsled surgiu dos primeiros atletas, que inclinavam suas cabeças para conseguirem mais velocidade.
  • Quatro homens dentro de um trenó podem atingir velocidades de até 160 km /h.
  • Um bobsled olímpico para quatro homens chega a custar US$ 30 mil.
  • A Suíça ganhou 28 medalhas olímpicas no esporte entre 1932 e 2006 (nove ouros, nove pratas e 11 bronzes).
  • Jay O´Brien tinha 48 anos quando foi considerado o vencedor mais velho do esporte. Recebeu ouro para os Estados Unidos em 1932 nos jogos de inverno de Lake Placid.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *