Os atletas de luge praticam o esporte de gelo mais rápido do mundo. Eles permanecem deitados sob uma prancha de fibra de vidro, fazendo curvas e gitos em uma velocidade de até 135 km/h. Nas corridas contra o relógio, os homens competem individualmente e em duplas e as mulheres somente individualmente.
Perfil do atleta
Os atletas precisam ser robustos, já que mantêm partes do corpo – pescoço, abdômen, pés e peito – sob grande pressão. Eles são fisicamente rígidos e possuem reflexos rápidos que permitem o controle da prancha.
Mochila de fibra de vidro
O luge que, em franças significa trenó, é uma mochila de fibra de vidro de comprimento variável, anexada a duas lâminas de aço. O equipamento para provas individuais não pesam mais que 23 quilos. O de duplas não pode exceder 27 quilos.
Um mega slide
As pistas de luge são artificiais e possuem uma espessura de gelo de 2,5 cm. Medem entre 1.000 m e 1.300 metros para provas individuais masculinas e entre 800 m e 1.050 metros para mulheres e duplas. As pistas possuem curvas para a direita e esquerda, curvas em S, de 180 graus. Normalmente, o gradiente para esta distância costuma ser de 8%. Popular em alguns países na Europa Central e América do Norte, algumas pistas são construídas naturalmente durante o inverno.
Curiosidades
- O International Luge Federation, na Alemanha, é o órgão responsável pelo esporte.
- A primeira prova registrada aconteceu em uma pista entre Klosters e Davos, na Suíça, em 1883. A competição terminou com empate.
- A Alemanha é o país que mais conquistou medalhas no esporte. Georg Hacki recebeu outro em três torneios consecutivos: 1992, 1994 e 1996. Também ganhou o campeonato mundial em 1989, 1990 e 1997.
Movendo-se
Para começar uma corrida, o corredor se deita sobre o luge e segura os dois lados com as mãos. Após um forte empurrão, o competidor “rema” sob o gelo com as mãos e controla a velocidade com os pés. O movimento da cabeça e dos ombros também comanda a velocidade.