É um esporte de inverno que combina cross country skiing com tiro de rifle. O esporte tem origem militar, no século XVIII, na Escandinávia, uma vez que os soldados que faziam a guarda da fronteira entre Noruega e Suécia tinham de saber esquiar e atirar. Há provas individuais e de massa. Todas elas envolvem corrida e tiro ao alvo. 

Perfil do competidor

Duas características são vitais para o praticante deste esporte: preparo cardiovascular e excelente mira para tiro ao alvo. Eles também devem ter boa concentração, já que transitam entre a excitação da corrida e o foco no tiro. 

A competição

Os competidores normalmente começam em intervalos e correm contra o relógio, parando para atirar nos alvos. Ao atirar, os atletas alternam as posições (em pé e deitado). Caso percam algum alvo, são penalizados. A distância do percurso e o número de disparos dependem do tipo da prova. 

Tipos de corrida

A prova principal é disputada individualmente. O percurso tem 20 km para homens e 15 quilômetros para mulheres, incluindo as quatro fases do tiro. As corridas de velocidade têm 10 km para homens e 7,5 quilômetros para mulheres, com duas fases de tiro. 

Fora do alvo

Antes de começar a atirar, os competidores devem baixar os batimentos cardíacos, pois, dessa forma, há mais concentração. Caso eles percam um alvo, são penalizados. Entre as penalizações, há tempos de um minuto ou percursos de 150 metros a ser percorrido, dependendo da prova.

Equipamentos

Os competidores carregam 3,5 quilos de equipamento em suas costas. A munição calibre 22 carrega cinco balas. 

Curiosidades

  • O biathlon se tornou um esporte olímpico para homens em 1960. Para mulheres, somente em 1992. Há também campeonatos mundiais; o primeiro deles foi na Áustria, em 1958.
  • Os esquis devem ter ao menos quatro centímetros a menos que a altura dos atletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *