Foto: Júlio César Guimarães/COB

Da adrenalina do slalom na água até a flutuação, o caiaque é um esporte de suprema habilidade atlética e conhecimento técnico. As olimpíadas contemplam provas individuais, pares e equipe de quatro pessoas, em percursos variados. Na corrida contra o tempo, os atletas ultrapassam uma série de obstáculos, em uma determinada direção, sem tocá-los. Há ainda uma variação do esporte que envolve uma bola, chamada de canoe pólo. 

Perfil do competidor
É preciso ter um bom treinamento aeróbico, além de força muscular. Os competidores precisam manter uma excelente técnica, mesmo sob pressão. Habilidade técnica é mais importante em provas de slalom. 

Segurança em primeiro lugar
O atleta precisa estar com a segurança em mente sempre. O equipamento mais seguro que ele utiliza é o colete salva vidas. São igualmente importante as roupas que os mantêm aquecidos. 

Na corrida
A prova olímpica acontece em um percurso de 500 m ou 1.000 metros, em água parada. O campeonato mundial também inclui disputa em 200 metros. O percurso é marcado com nove linhas, sendo cada um com 9 metros de largura. As provas de slalom acontecem em rios ou em locais feitos especificamente para este tipo de competição. O percurso varia em comprimento, mas sempre inclui entre 18 e 25 obstáculos, suspensos na superfície da água. O competidor deve passar por ao menos em seis deles contra a correnteza. 

Classes do flat caiaque
Há três classes diferentes para flat caiaque nas olimpíadas: K1, K2 e K4. A letra K remete à palavra kayak e o número representa a quantidade de competidores no barco. Nas duas primeiras classes, os homens competem nos 500 m e 1.000 metros. Na K4, eles disputam 1.000 m. As mulheres percorrem 500 metros nas três classes (WK1, WK2 e WK4, sendo que a letra W significa que a prova é feminina).

O sucesso de Shunyi
O Shunyi Rowing-Canoeing Park foi um dos primeiros lugares a serem construídos para os jogos de 2008, na China. Possui uma área de 1,62 quilômetros quadrados. 

Slalom
A competição de slalom demanda habilidade técnica, já que o competidor deve guiar seu caiaque de forma a passar por baixo de obstáculos. Nas olimpíadas, há provas individuais para homens e mulheres. Cada um tem duas chances de completar o percurso. O resultado final é baseado no tempo mais curto das duas tentativas. 

John Macgregor e Rob Roy
Muitos acreditam que o início do esporte se deu durante as aventuras de John Macgregor, na segunda metade do século XIX. Ele construiu um caiaque de cedro e carvalho, batizado de Rob Roy. Seu livro intitulado “Mil milhas na canoa Rob Roy” se tornou um Best seller.

Roupa de competição
A roupa dos competidores é feita com material sintético de última geração para que eles se sintam aquecidos, secos e confortáveis. O vestuário, no entanto, também incorpora alguns elementos vitais de segurança, como um tipo de saia, que impede que entre água no caiaque e ele afunde. 

Técnicas de remo
O corpo é o centro da força no esporte. Os iniciantes usam muitos os braços para se mover, o que resulta em fadiga e falta de técnica. Os experientes usam o corço como motor, os braços como transmissores e as lâminas do barco como rodas. Outro erro comum é segurar o bastão com muita força com ambas as mãos. Os profissionais usam apenas uma das mãos para manter o controle. Com a outra, o remo desliza. 

Outras variantes do esporte
Nas olimpíadas, somente as provas de slalom e flat water são disputadas, mas há outras variações do esporte, como wild water, maratona e canoe pólo, disputada com uma bola e dois times de cinco pessoas nos caiaques. 

Corridas de surfski
Surfski é um tipo longo e estreito de caiaque que serve como salva vidas nas provas de surf pelo mundo, especialmente na Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Califórnia e Havaí. Muitos salva vidas competem em provas organizadas pela International Lifesaving Federation. Há desde provas curtas até as de longa distância.

Por dentro da história
Os primeiros caiaques competitivos surgiram no século XIX, quando as pessoas começaram a disputar corridas com distâncias variadas. As provas de flat water passaram a fazer parte das olimpíadas em 1936, durante os jogos de Berlim. Já as de slalom são mais recentes: desde os jogos de 1992, em Barcelona. 

Curiosidades

  • O caiaque difere da canoa em função da posição de sentar e do remo de dois lados. 
  • Especialmente popular na América do Norte e Europa, o esporte é presidido pela International Canoe Federation. 
  • Flat water e slalom requerem diferentes habilidades técnicas para serem executados. 
  • O Penrith Whitewater Stadium custou US$ 6,5 milhões e foi feito para sediar as provas de slalom nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.
  • O americano Carter Johnson levou 44h56min para cruzar os 740 quilômetros do Yukon River.
  • Cerca de 90% das medalhas das olimpíadas foram ganhas por atletas europeus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *