Bandy ou banty é um esporte de inverno que, normalmente, é praticado em uma quadra externa de gela, apesar de também haver rinques cobertos. Dois times de 11 jogadores competem durante dois tempos de 45 minutos com o objetivo de acertar a bola no gol adversário.  Eles usam patins de gelo e uns bastões com as pontas curvadas e podem controlar a bola com os pés ou com qualquer parte do corpo que não seja as mãos. A média de gols em uma partida é entre sete e oito, já que o jogo é bastante rápido. São permitidas até três substituições conforme orientação do treinador. O jogo tem poucas regras: 18 no total. 

Perfil do atleta
Os jogadores de bandy devem patinar muito bem no gelo, já que driblar com os pés é permitido. Muitos deles possuem técnicas semelhantes aos dos jogadores de futebol. Os pulmões devem ser muito fortes, já que a bola viaja a velocidades muito altas. Além de ser  mais rápido que o hockey, a partida também é mais longa, ou seja, é preciso ter muito vigor para a disputa. 

Era Vitoriana
Na época Vitoriana, o bandy era tão popular quanto o futebol na Grã-Bretanha. As pessoas costumavam jogar os dois esportes. A partir do século XIX, no entanto, o futebol conquistou não só o país, como o mundo todo. 

O rinque
O esporte era jogado, originalmente, em campos congelados. Hoje em dia, no entanto, é praticado em quadras com superfície de gelo, uniformizada por uma máquina chamada zamboni. O tamanho é similar aos campos de futebol e as laterais possuem tábuas de madeira para conter a saída da bola. 

Sem bastão
Os goleiros de bandy não utilizam bastões. Eles pegam a bola com seus próprios corpos. Dessa forma, utilizam roupa com proteção para as pernas. A partir do momento em que defendem o gol, não podem permanecer com a bola na mão por mais de cinco segundos. Assim, eles a arremessam para a quadra. 

Curiosidades

  • Bandy é o antecessor do hockey no gelo.  O esporte remete tanto ao hockey como ao futebol e, por isso, também é conhecido como futebol de inverno. 
  • As nações líderes no esporte são: Suécia, Noruega, Finlândia e os países bálticos. O jogo também é popular no Canadá, Rússia e Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *