A Fórmula Indy é, preponderantemente, um fenômeno que acontece na América do Norte, que envolve a participação de monopostos, com velocidades muito altas. As corridas podem acontecer tanto em pistas como em circuitos de rua. Nos Estados Unidos, este esporte é um dos mais assistidos na televisão. As provas podem variar em comprimento, mas a mais comprida é a Indianapolis 500, com 800 quilômetros de extensão. 

Perfil do atleta

Algumas qualidades parecem óbvias: excelente concentração, visão e coordenação. Coragem e experiência em condições adversas de pilotagem também contam pontos. Adicionalmente, o piloto ainda precisa de vigor e força física para suportar um longo período ao volante do carro. 

Circuitos de corrida

As corridas acontecem, normalmente, em três tipos de pista: ovais, superovais longas e circuitos de rua. Os pilotos chegam a percorrer até 800 quilômetros nas provas mais extensas. A mais famosa de todas é a Indianapolis Motor Speedway, na qual são disputadas 200 voltas com quatro quilômetros cada. As ruas de St. Petersburg, na Florida, promovem um circuito urbano para uma das etapas do calendário da IndyCar Series, que também conta com uma prova no Japão (Twin Ring Motegi). 

Pole position

Durante a qualificação, os pilotos correm contra o relógio para conhecer um bom lugar no grid de largada. As regras variam de corrida para corrida. Para as ovais, eles completam três voltas, sendo que, o mais rápido fica na pole e assim, sucessivamente. A corrida começa após a entrada do pace car. Já para os circuitos de rua, os seis mais rápidos definem o grid de largada. 

Indy versus Fórmula 1

Há várias diferenças entre um carro de Indy e de F1. Os de Indy, normalmente, são desenvolvidos para atuar em circuitos ovais, com largada em movimento. São mais pesados, mas mais velozes nas retas. Os de F1, no entanto, são mais ágeis e aceleram mais rapidamente. Os pneus usados na Indy não possuem ranhuras. Controle de tração e transmissão semiautomática são permitidos na Fórmula 1; na Indy não, cuja rotação dos motores é limitada a 10.300 rpm. O combustível também é diferente: a Indy pode usar etanol, enquanto na F1 utiliza-se apenas gasolina. 

Curiosidades

  • A Fórmula Indy é o equivalente à F1 nos Estados Unidos
  • O nome Indy vem da prova que tem mais prestígio no esporte, a Indianapolis 500
  • A maior parte das provas acontece nos Estados Unidos, mas também há corridas na Australia, Brasil, Canadá e Japão
  • O local onde acontece a Indianapolis 500 tem capacidade para abrigar 314.980 pessoas
  • Um motor de Fórmula Indy tem capacidade de 3,5 litros e potência de 675 cv

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *