É a forma mais completa de corrida de resistência e requer espírito aventureiro tanto quanto uma alma esportiva. Carros, motos e caminhões atravessam milhares e milhares de quilômetros de deserto, montanhas e terrenos selvagens. Os ganhadores são aqueles que acumulam os melhores tempos de cada trecho, somados durante dias ou até semanas. A prova mais famosa é a Dakar Rally, que começa na Europa e termina no Senegal.
Perfil do atleta
Pilotos, co-pilotos e a equipe necessitam de todos os atributos de aventureiros e atletas.
Penalidades
Os pilotos não precisam, necessariamente, seguir a mesma rota, mas precisam passar pelos pontos de checagem estipulados na prova. Quem não o fizer, é penalizado.
Inspiração do Dakar
O francês Thierry Sabine surgiu com a idéia de criar o Dakar após se perder no deserto da Líbia durante o rali que saiu de Abdjan até Nice, em 1977. Ele organizou a primeira edição do rali em 1978. Thierry morreu durante um acidente de helicóptero na edição de prova de 1986.
Curiosidades
- A FIA (Fédération International de l´Automobile) coordena o esporte e organiza oito provas a cada temporada
- A prova mais antiga de rali incluiu o trajeto Pequim-Paris, em 1907. Apenas cinco carros participaram, sendo que percorreram 96.560 quilômetros em 60 dias
- O Dakar é o maior e mais perigoso rali do mundo. Em 2007, 180 carros, 245 motos e 85 caminhões saíram da linha de largada.
- Desde a sua primeira edição, em 1978, foram contabilizadas 48 mortes no Dakar
- O número total de pessoas que participaram do rali desde 1979 chega a 14.437. A prova mudou para a América do Sul em 2009 em função dos ataques terroristas que aconteceram no norte da África.