Boxe é um esporte que envolve muita técnica e força física. Dois combatentes batem um no outro para receber pontos dos juízes, enquanto tentam se defender das pancadas. Quase toda a parte de cima do corpo e da cabeça é alvo. Ganha quem receber mais pontos ou provocar um nocaute.

Perfil do atleta
O boxeador deve ter a parte de cima do corpo bastante forte, além de uma boa resistência para agüentar as pancadas. O esporte exige muito esforço aeróbico, por isso, o treinamento é bastante rígido. Velocidade, agilidade e reflexos rápidos são importantes, principalmente para aqueles que disputam a categoria de peso leve.

O ringue
O ringue de boxe data da época em que os competidores se enfrentavam em um círculo determinado no chão. Um ringue moderno possui uma plataforma, tem formato quadrado, com quatro postes em cada extremidade, com cordas amarradas entre eles. Cada lado possui um comprimento padrão que varia entre 4,88 m e 7,32 metros. A plataforma fica entre 90 cm e 120 cm do chão. 

Equipamento de luta
Os boxeadores usam shorts, sapatos específicos e luvas, disponíveis em dois tamanhos (227 g e 283 g), dependendo do peso do lutador. Os protetores de boca também são obrigatórios; os de virilha são opcionais. Em alguns casos, eles também usam protetores de cabeça e de corpo.

Gigante
O boxeador italiano Primo Carnera, campeão peso pesado em 1933, era um gigante, com 1,97 metro de altura e 125 quilos. Ele tinha um apetite monstruoso: no café da manhã, chegava a comer 19 torradas, 14 ovos, uma baguete, meio quilo de presunto, um quarto de litro de suco de laranja e dois quartos de leite. 

Curiosidades

  • O total gerado em pay per view do título mundial de peso pesado entre Lennox Lewis e Mike Tyson, em junho de 2002, chegou a US$ 107 milhões.
  • A luta entre Tony Zale e Billy Pryor, em agosto de 1941, contou com a presença de 135.132 pessoas
  • George Foreman tinha 45 anos quando nocauteou Michael Moorer, na disputa pelo título de peso pesado, em novembro de 1994. O primeiro título que ele recebeu foi em 1973.
  • Willie Pep disputou 242 lutas em seus 26 anos de carreira (1940-1966)

Arte no ringue
O treinamento básico de boxe é baseado na velocidade do movimento, golpes e pernas. Socos só são bem dados quando possuem uma base sólida. As diferentes técnicas de soco são ensinadas ao longo do tempo. Os boxeadores profissionais treinam por semanas antes dos campeonatos, focando no treinamento físico e no seu estilo específico de luta. 

Lado esquerdo
Um southpaw é quem normalmente usa seu lado esquerdo do corpo para lutar (golpes são feitos com a direita; socos e chutes com a esquerda). O oponente deste tipo de lutador deve ter uma série de táticas diferenciadas. 

Tipos de lutador
O estilo da luta que o boxeador escolhe é definida de acordo com sua estatura e força física. Por exemplo, o campeão peso pesado Mike Tyson tinha um soco ameaçador e assustador, enquanto Floyd Mayweather Junior era o contrário, com sua graça e equilíbrio. Normalmente, ganhava dos seus oponentes pela técnica, não pela força.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *