O judô tem origem no século XIX e é derivado das técnicas de Jigoro Kano, do Japão. Baseado no centenário jiu jitsu, este esporte proíbe qualquer forma de soco ou chute. Em vez disso, o objetivo é conseguir um ippon, o equivalente a um nocaute. O golpe consiste em jogar o oponente no chão ou forçar uma submissão.
Perfil do atleta
Qualquer um pode praticar judô. Há diferentes classes, de acordo com o peso do lutador. Dessa forma, não há restrições para tamanho, além de ser permitido para os dois sexos. Força é vital, mas agilidade é igualmente importante.
Área da luta
O tamanho da área de competição segue as regras da federação internacional de judô. O chão é protegido por colchões chamados de tatami que, normalmente, medem 2 m por 1 metro, e absorve as quedas dos lutadores. Normalmente, o tatami é feito de palha prensada, mas, hoje em dia, é mais comum usar espuma prensada. As áreas de luta acontecem em 8m por 8 metros, mas 10 m x 10 metros também é permitido.
Sistema de faixas
A cor da faixa de um judoca corresponde ao seu nível no esporte, de acordo com a graduação kyu-dan. Tradicionalmente, há seis cores a serem conquistadas, na seguinte ordem: branca, amarela, laranja, verde, azul e marrom. O número de cores pode variar de acordo com o país. No Japão, chega a 12 variações.
A forma gentil
Judô é a tradução, do japonês, de forma gentil. Refere-se à forma como um lutador faz com que a força do oponente esteja ao seu favor. O objetivo é conquistar força com o mínimo de esforço.
Opções de ataque
Há duas fases de combate no judô. Durante a fase em pé (tachi waza), o objetivo é jogar o adversário pelas costas usando controle, força e velocidade. A fase do chão (ne waza), é preciso segurar seu adversário no chão ou forçar uma submissão.
Penalidades
É esperado que os judocas joguem dentro das regras e do espírito do esporte. Faltas são duramente penalizadas. As quatro fases da punição são: shido, chui, keikoku e hansokumake (desqualificação). As penalidades são cumulativas.
Esporte do samurai
O judô é derivado do jiu jitsu, o combate do olho por olho, usado pelos guerreiros samurais. É o único esporte olímpico em que a submissão serve para derrubar um oponente.
Curiosidades
- A jogada que leva o adversário ao chão sem força ou controle vale sete pontos
- Um oponente deve ser levado ao chão em até 25 segundos
- Há quatro fases na técnica de derrubar um atleta