No sumo, o objetivo é derrubar o oponente, de forma que ele toque o chão com qualquer parte do corpo, com exceção do pé, fora do círculo demarcado. Muitas lutas duram menos que segundos, mas as técnicas, táticas e rituais são fascinantes para milhares. É provável que o esporte tenha se originado na China, no século III a.C, mas foi praticado, quase que exclusivamente, no Japão, até o século XX, quando sua popularidade se tornou mundial.

Perfil do atleta
Os lutadores de sumo devem ter mais que 69 quilos e menos de 1,70 metro de altura. Apesar de a maioria dos lutadores ter enormes torsos e centros de gravidade baixos, os atletas pequenos também podem derrubar grandes oponentes.

Zona de combate
O sumo é praticado em uma área chamada dohyo, que é uma plataforma quadrada com um círculo marcado. Esta área é considerada sagrada para os espíritos da religião Shinto. As extremidades do círculo são salpicadas com areia para que os juízes vejam quando um dos lutadores cai. 

Ganhando uma batalha
No início da disputa, cada lutador bate as mãos para mostrar que não estão segurando nada. Assim que a batalha começa, o primeiro a cair perde, mas ambos são derrubados simultaneamente, os juízes podem premiar um dos dois, caso, na sua opinião, um dos dois não tenha chance de ter ganho. Socos, chutes, dedo nos olhos ou pancadas no estômago são proibidos e desqualificam quem o fizer.

Estilos do sumo
Há dois estilos principais no sumo: oshi-zumo e yotsu-zumo.

Curiosidades

  • Konishiki, o mais pesado da história do sumo, pesava 284 quilos. Nascido no Havaí, em 1963, ele se tronou um ozeki em 1987. Ele se tronou mundialmente famoso com o nome “The Dump Truck”.
  • Os lutadores são conhecidos formalmente como sumotoris e informalmente como rikishi
  • Da primeira luta no Japão, no ano 453, até a década de 1990, o sumo era uma luta masculina somente. Hoje em dia, no entanto, a federação internacional de sumo encoraja mulheres a participar do esporte.
  • A cerimônia de abertura de uma luta deriva das práticas da religião Shino. Jogar sal no chão, por exemplo, manda para longe os maus espíritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *