O boliche de dez pinos é possivelmente o segundo esporte mais popular do mundo em participação depois do futebol. Enquanto para muitos esta é uma forma de socializar e relaxar, para outros é um esporte extremamente competitivo. Os jogadores lançam uma bola pesada em uma pequena pista com o objetivo de derrubar o número máximo de pinos. Os pontos são contados de acordo com a quantidade de pinos que caem. Bônus são dados a quem realiza o strike, ou seja, quando derruba todos eles de uma vez só.

Perfil do atleta

O único fator essencial é aprender a jogar. A excelência, assim como a técnica de manusear a bola, é conquistada com a prática. Idade não é uma barreira. O americano Dick Weber tinha 72 anos quando recebeu um título profissional em 2002. 

Linha rápida

A pista de boliche é feita de 39 placas de poliuretano ou madeira. De cada lado há caneletas para recolher as bolas que saem do trajeto. A maior parte dos lugares onde o esporte é praticado possui um mecanismo retrátil que recolhe as bolas para serem jogadas novamente. O arremesso não pode ser feito após uma linha que demarca a área da jogada. 

Leis da linha

Nas provas de competição, cada jogador tem 10 jogadas, sendo que, em cada uma, possui duas tentativas para derrubar o número máximo de pinos. Cada pino derrubado conta um ponto. Aquele que fizer todos caírem de uma vez faz um strike, somando dez pontos e um bônus do total das próximas duas jogadas. 

Controle da bola

Como é fisicamente impossível que a bola derrube cada pino por vez, é preciso estudar a reação de um deles para que batam entre si e caiam. Os jogadores experientes curvam a trajetória da bola para tingir este efeito. A bola segue um caminho retilíneo, mas em um determinado momento, ela vira para a direita ou esquerda conforme vai se aproximando dos pinos. 

O jogo perfeito

Os jogadores que fizerem um strike em cada arremesso de bola marcam 30 pontos por jogada. Se eles registram o feito novamente na décima jogada, recebem mais duas bolas extras. Caso elas duas também provoquem strike, o jogador acumula a pontuação máxima de 300 pontos. Em 1997, um estudante de Nebraska se tornou a primeira pessoa a fazer um jogo perfeito como o descrito acima. O fato é muito raro de acontecer. 

Curiosidades

  • As bolas podem ter pesos diferentes, de acordo com a força do jogador.
  • O esporte surgiu nos Estados Unidos, no começo de 1900.
  • Um dos campeonatos anuais é o Weber Cup. O time europeu compete com o time americano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *