John Landsteiner, da equipe de curling dos EUA, se prepara para lançar a pedra de curling durante o treino da equipe. (Gary Ambrose / For The Times)

Algumas vezes referido como xadrez sobre o gelo, o curling é um jogo de técnica, precisão e estratégia. Começou como um esporte de inverno na Escócia antes de se espalhar pelo mundo e ser um dos destaques dos jogos de inverno. O jogo é disputado sobre rinques de gelo por dois times de quatro jogadores. O objetivo do jogo é posicionar suas pedras mais próximas do alvo possível. Um jog é feito de 10 partidas. 

Perfil do atleta

Todos os jogadores devem ter muito senso de equilíbrio, flexibilidade e coordenação visual, além de controle sobre o gelo. A mente também deve ser treinada para pensar em estratégias e táticas. 

Girando a pedra

A pedra de granito pode girar enquanto se move sobre a superfície do jogo. A direção do giro pode resultar em uma curva para a esquerda ou direita. No sentido horário, ela vai para a direita; no sentido anti-horário, para a esquerda. 

Rock das pedras

Os times se alternam, sendo que cada jogador tem duas pedras para arremessar até que as 16 tenham sido atiradas. Somente os times que chegam perto do alvo pontuam. 

Precisão e trabalho em equipe

Os times trabalham para que suas pedras cheguem o mais próximo possível do alvo. Isso significa que eles podem posicioná-las de forma que impeça as do rival chegar próxima do alvo. O capitão define as táticas e instrui os jogadores sobre o que devem fazer. Outros do time controlam a velocidade e a direção das pedras. 

Curiosidades

  • O esporte é popular no Canadá e na Escócia, onde lagos de gelo congelados criam superfícies naturais para a prática do jogo. Hoje em dia é praticado em outros países, da Espanha à China, incluindo o Japão. 
  • As melhores pedras são feitas de granito da ilha Ailsa Craig, na Escócia. As pedras olímpicas custam mais de US$ 1.500.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *