Drag Racing é baseado, sobretudo, em velocidade. É o esporte a motor mais rápido que existe. A competição é básica: dois carros competem em uma pista relativamente curta e estreita. O primeiro a cruzar a linha de chegada  é o vencedor. Os veículos são classificados de acordo com vários critérios, como modelo, tamanho do motor e carroceria. 

Perfil do atleta

Ausência de medo é a característica principal de quem pilota estes veículos. A habilidade de se concentrar também é importante, já que um segundo de atraso pode ser a diferença entre ganhar e perder. 

Velocidade

A pista de drag racing é reta, estreita e curta. Um material especial é aplicado à sua superfície para que os pneus tenham maior aderência. O comprimento padrão pode ser 200m ou 400 metros. Sistemas eletrônicos marcam a largada e chegada dos competidores. Os piltos podem acelerar assim que a luz verde aparece à sua frente. Há uma área de desaceleração no final da pista.     

Pilotos de foguete

O veículo mais rápido pode percorrer 400 metros em pouco mais de quatro segundos e chega a atingir 530 km/h de velocidade máxima. A desaceleração experimentada pelos pilotos, enquanto para-quedas reduzem sua velocidade, podem até causar problema nos olhos. 

O que eles dirigem

Há mais de 200 tipos de veículos nas provas. Cada um deles tem um padrão para tamanho do motor, peso, combustível e tipo de chassis. As categorias principais são: top fuel dragsters, pro stock cars, pro stock bikes, top fuel funny cars, top methanol dragsters e pro modified cars. 

A corrida está valendo

Há poucas regras na prova, mas os pilotos são desclassificados quando queimam a largada ou a linha de chegada. 

Curiosidades

  • A corrida tem origem nos Estados Unidos e é muito popular na América do Norte. Há, no entanto, muitos seguidores nos países europeus, Brasil, México, Canadá, áfrica do Sul e Australia
  • Há mais de 300 pistas de drag ao redor do mundo
  • O piloto Sammy Miller percorreu a pista de Santa Pod, na Inglaterra, em 1984, em 3,58 segundos. Sua velocidade máxima foi de 621,61 km/h
  • O americano John Force venceu 14 vezes o campeonato NHRA´s Funny Car. É um dos competidores que mais tem sucesso no esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *