É uma antiga arte marcial japonesa que tem ganhado cada vez mais popularidade. O jiu jitsu pode ser praticado de diversas formas, mas as duas sancionadas pela entidade que preside o esporte é o sistema de luta e o duo. No primeiro caso, o competidor ganha por nocaute ou submissão. No segundo, eles fazem uma série de movimentos préarranjados.
Perfil do competidor
Os lutadores, conhecidos como jutsukas, devem ser rápidos, ter um equilíbrio excelente e força. Além disso, precisam ter o corpo mais flexível possível. Habilidade técnica também é imprescindível.
Área de combate
Normalmente, a área de combate fica dentro de um quadrado de 10m². Em alguns casos, esta área pode medir 6 m². A superfície, na maior parte das vezes, é de coberta por tatamis.
Manobras que pontuam
O jiu jitsu se originou como uma filosofia e uma forma de viver. Recentemente, apenas, que se tornou um esporte. Daí em diante, as técnicas passaram a ser julgadas.
Autodefesa
No suspense de 1903, “A aventura da casa vazia”, Sherlock Holmes conta como usou o bartitsu, uma arte marcial influenciada pelo jiu jitsu. A variação da luta foi desenvolvida pelo inglês Edward William Barton Wright, no final do século XIX.
Por dentro da história
No começo do século XXI, o jiu jitsu teve um grande crescimento no Brasil, onde há tr~es tipos de disputa: Sport jiu jitsu, submission wrestling e vale tudo.
Curiosidades
- O Jiu jitsu é derivado de duas palavras em japonês: ju (gentileza) e jitsu (arte).
- Como esporte se espalhou ao redor do mundo, os professores passaram a desenvolver suas próprias escolas, chamadas de ryu.
- O esporte é baseado em uma série de técnicas de luta chinesas e indianas, com mais de 2.000 anos, precursores do judo e do aikido.
- O jiu jitsu possui três estados mentais: zanshin, fudoshin e mushin.
- A federação internacional de jiu jitsu possui 77 afiliados.
- A primeira escola de jiu jitsu foi fundada pelo príncipe Teijun há 1.130 anos.