É um esporte espetacular entre dois homens ou mulheres que ganham pontos ao nocautear seus adversários, normalmente com uma rápida sucessão de chutes e socos. 

Perfil do atleta
Os lutadores são leves, flexíveis, rápidos e fortes. Agilidade e flexibilidade são atributos importantes, já que chutes no alto são cruciais para ter sucesso na luta.

Área da competição
As disputas acontecem em um colchão quadrado que possui 2 cm de espessura. Os juízes ficam em volta do colchão para avaliar os movimentos. 

Vestimenta obrigatória
Os lutadores utilizam roupa de proteção. Eles se distinguem por uma marca vermelha ou azul que fica no capacete, protetor de peito, de mão e de pé.

Vocabulário essencial
O taekwondo revela suas origens coreanas no vocabulário do esporte. Os juízes começam uma luta gritando “shi-jak” (comecem!) e a terminam com a expressão “keu-man” (parem!). Os combatentes também falam “kiai”. Um nocaute é válido quando o juiz conta até dez (“yeol”).

Raízes
O esporte tem origem calculada em cerca de 2.000 anos atrás, a partir de algumas artes marciais coreanas. Na época, era moda entre os homens usar rabo de cavalo: eles amarravam um pente afiado ou uma bola de metal e o mexiamde forma a atingir o olho do adversário. 

Curiosidades

  • A palavra taekwondo é traduzida como “a forma das mãos e dos pés” 
  • O esporte tem origem na Coreia, onde permanece como arte marcial nacional. Em outros lugares do mundo, também é praticado como uma forma de exercício. 
  • Há quatro divisões de peso nas quais homens e mulheres combatem nas Olimpíadas. 
  • A Coreia do Sul recebeu oito medalhas, das 16 possíveis, nas duas edições nas quais o taekwondo foi incluído: em Sidney, em 2000, e em Atenas, em 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *