Estimulante para os praticantes e espectadores. O objetivo do esporte é cruzar o maior número de ondas possível, fazendo manobras para impressionar os juízes. As formas mais tradicionais de surf envolvem a prática do esporte sobre pranchas curtas e longas. As variações incluem bodyboarding, bodysurfing, kneeboarding, surf-skiing, kite surfing e windsurfing. A forma mais espetacular do esporte é o tow-in surfing, em que os surfistas são levados por barcos para pegar ondas tão grandes e fortes que não haveria outra maneira de chegar a elas. 

Perfil do competidor
Cair nas ondas pode ser perigoso, dessa forma, a maior parte dos surfistas são ótimos nadadores. Os profissionais possuem uma excelente forma física e um bom equilíbrio. Sua boa performance é adquirida em função de experiência e conhecimento técnico. O treinamento no solo envolve exercícios de abdômen e pernas. 

A prancha
Há dois tipos de prancha, a longboard e a shortboard. Os profissionais usam o segundo tipo nas competições, apesar de ter uma categoria para as pranchas longas nos torneios internacionais. 

Quebrar regras
Os surfistas entram na água de duas quatro vezes e sobem e descem sobre as ondas diversas vezes em períodos de 20 minutos. Os regulamentos variam de prova para priva, mas, geralmente, o melhor de dois, três ou cinco rodadas é avaliado por cinco ou seis juízes, de acordo com o seguinte critério: escolha da onda (quanto mais difícil melhor), posição na onda (quanto mais na crista melhor), tempo na onda e qualidade da manobra. 

Procedimentos
Há duas maneiras básicas de se pegar uma onda: forehand, em que o surfista encara a onda de frente, e backhand, no qual o surfista dá as costas a ela. Começar com a posição correta na prancha é importante, mas é o que o surfista faz durante a manobra que conta pontos.

Por dentro da história
O surf era praticado nas ilhas do Pacífico há milhares de anos antes de os europeus a conhecerem. O capitão James Cook observou a prática no Havaí em 1778. Apesar de o início do esporte ter sido lá, atualmente ele é bastante praticado no Brasil, Costa Rica, África do Sul, Austrália, França, Irlanda, Jamaica e Espanha.

Curiosidades

  • Pete Cabrinha pegou uma onda de 21 metros em 2006, em Maui, Havaí. Ele teve de chegar até ela de Jet ski. 
  • O maior período de uma pessoa em uma onda foram 76 minutos. O recorde pertence a Steve King. Em março de 2006, ele percorreu 11 quilômetros no rio Severn, na Inglaterra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *