Sabine Schut-Kery

O esporte também tem sido chamado de balé de cavalos. Nele, o cavaleiro e o cavalo são testados em uma série de movimentos precisos. O dressage tem tradição militar, alguns competidores podem disputar com uniformes. 

Perfil do atleta
O dressage requer concentração, paciência, além de uma excelente equitação. O cavaleiro deve ter um controle total do animal, por meio de comandos delicados. O cavalo deve ser obediente, mas o cavaleiro não deve forçar nada contra sua vontade. Isso só acontece após anos de treinamento. 

Provas e testes
Nas provas mais avançadas, cavalo e cavaleiro fazem uma série de movimentos em uma arena. O cavalo deve andar, trotar e galopar. Cinco juízes assistem o movimento de diferentes ângulos e dão nota de zero a dez. As olimpíadas e os campeonatos mundiais incluem Grand Prix, Grand Prix Especial e Grand Prix Feestyle. 

A escola espanhola
Os garanhões e cavaleiros da Escola Espanhola, em Viena, são famosos por sua performance de equitação clássica. Os cavalos dançam de acordo com as músicas durante as apresentações.  Apenas os animais mais velhos são treinados para fazer o complexo movimento da haute école. Os cavalos são caracterizados por sua forma, vigor, físico perfeito, graça e inteligência. 

Curiosidades

  • A International Equestrian Federation é a entidade que preside os esportes eqüestres. Dressage é um esporte olímpico desde 1912.
  • O dressage tem origem nos treinamentos que preparavam cavalos para batalhas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *