A prova de saltos envolve uma série de saltos em obstáculos dentro de uma arena. Os cavaleiros devem guiar seus animais com uma certa velocidade e equilíbrio durante toda a prova. Normalmente, há duas voltas, sendo que, na última, competem apenas aqueles que não deixaram nenhum obstáculo cair. As competições variam de provas menores até Grand Prix, Copa do Mundo e disputas nacionais. 

Perfil do atleta
Um excelente equilíbrio, boa forma física e habilidade para calcular distâncias são características cruciais neste esporte. Uma relação próxima com o cavalo também é essencial. 

Perfil do cavalo
Apesar de todos os cavalos poderem saltar, nem todos são competidores profissionais. É preciso ter boa forma, coragem, responder aos comandos do cavaleiro, além de ter um ótimo tratamento.

Um herói muito pequeno
Stroller (1950 – 1986) é um dos mais famosos saltadores da história do esporte. O pônei de apenas 1,47 metro de altura chegou a competir com cavalos de 1,68 metro. Em 1967, ele e seu cavaleiro, Marion Coakes, venceram o Hickstead Derby e, nas olimpíadas mexicanas de 1968, receberam prata individual. No total, venceram 61 competições internacionais. 

Saltando as regras
A regra básica do esporte é simples: passar pelos obstáculos em uma ordem estabelecida. E, durante o exercício, o cavalo não deve derrubar o obstáculo, colocar seu pé na água, recusar-se a saltar ou passar por ele sem saltar. Estas quatro situações geram penalidades. Se o cavalo se recusar por três vezes a saltar, assim como seguir outra rota ou não sair da largada e terminar na chegada, é desclassificado.

Curiosidades

  • O alemão German Hans Gunther Winkler possui recorde de medalhas olímpicas de ouro: cinco
  • Alberto Morales, do Chile, atingiu 2,47 metros de altura em um salto, no Chile, em 1949
  • O maior salto sobre a água marcou 8,4 metros. O feito foi de Andre Ferreira, da África do Sul, em 1975
  • O centro eqüestre construído para as olimpíadas de Sidney, em 2000, tem capacidade para 50 mil pessoas
  • O esporte faz parte do calendário olímpico desde 1912
  • O esporte é popular na América do Norte, Australasia e Europa
  • Homens e mulheres competem entre si no esporte
  • O Grand Prix é o nível mais alto do esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *