Jogado por homens e mulheres, o esporte é uma mistura de futebol e rugby. Dois times de 15 jogadores – com mais de 15 reservas – têm como objetivo levar uma bola até o gol do oponente. Os jogadores podem passá-la por meio de chutes ou com a mão, mas antes do passe, não podem dar mais que quatro passos com a posse de bola.
Perfil do atleta
Os jogadores deste esporte precisam ser atléticos e musculosos. Devem também dominar as técnicas de chute e terem velocidade. O treinamento inclui aprendizado de táticas em conjunto com outros membros do time.
História complicada
Durante os problemas ocorridos na Irlanda, o esporte foi relacionado a nacionalismo. Em 21 de novembro de 1920, 14 fãs foram mortos quando as tropas inglesas abriram fogo em um jogo em Croke Park, em Dublin.
Marcando pontos
O ponto é conquistado quando a bola é colocada entre as duas barras localizadas nas extremidades do campo. Quando a bola é arremessada dentro da rede (gol), conta três pontos.
A bola em jogo
O jogo começa com o juiz arremessando a bola para o alto no centro do campo. Após cada gol, o goleiro chuta a bola do canto do campo
Soloing
Um movimento característico do futebol gaélico é o soloing, uma forma de driblar sem cometer uma falta.
Por dentro da história
O esporte possui uma origem antiga, datada de 1885. Ela se desenvolveu a partir da rejeição dos irlandeses em relação aos esportes ingleses, como futebol e rugby.
Curiosidades
- O esporte amador é praticado principalmente na Irlanda. Também é popular no Canadá, Estados Unidos e outros países com bastante descendência irlandesa.
- As partidas possuem dois tempos de 30 minutos para mulheres e 35 minutos para homens