O handball teve origem no final do século XIX na Alemanha e Escandinávia. É um esporte de muito contato, bastante rápido, para homens e mulheres, que atuam em dois times de sete jogadores (com sete substituições). O objetivo é acertar o gol adversário com o uso do torso e das mãos apenas para movimentar a bola. 

Perfil do jogador
Os jogadores de handball devem se movimentar rapidamente e serem capazes de mudar de direção várias vezes em uma partida para confundir o adversário. Agarrar e arremessar a bola também são habilidades importantes. 

Império
O handball fez sua estréia olímpica em 1936 em Berlim. O ingresso do esporte foi por insistência de Adolf Hitler, que amava o jogo. Por esta ligação com o ditador, foi banido após a segunda guerra mundial, mas voltou em 1972, nos jogos de Munique. 

Erros e acertos
Os jogos normalmente duram 30 minutos, com dez minutos de prorrogação e morta súbita da linha de sete metros se ainda tiver empate. O início do jogo é no centro da quadra, com um jogador passando a bola no mesmo lado do campo. Normalmente, o jogador pode permanecer três segundos com a bola e dar três passos quando tiver a posse, mas esta regra pode mudar em alguns locais. Se a bola sair da quadra, ela é colocada em cima da linha de onde passou; caso haja infrações graves, o pênalti acontece na linha de sete metros. 

Métodos manuais
Velocidade do movimento e passe são importantes, mas quando os dois times são ágeis, há uma tática que pode diferenciá-los: a capacidade de “enganar” o rival a ponto de ele pensar que o jogador vai fazer um movimento, quando na verdade, acaba fazendo outro. 

A quadra
Como a quantidade de quadras de handball não acompanha a popularidade do esporte, em alguns países, o esporte é praticado em quadras de basquete, muito mais numerosas. O objetivo dos dois jogos é o mesmo: quem marca mais pontos ganha, mas oficialmente, a quadra de basquete é um pouco maior que metade de uma de handball. 

Curiosidades

  • O handball é um dos esportes mais populares da Europa. Há cerca de 18 milhões de pessoas que praticam o esporte regularmente. 
  • Na Dinamarca, o esporte rivaliza com o futebol, tanto em termos de jogadores como de espectadores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *