A beleza – e popularidade – do futebol reside em sua simplicidade: dois times de 11 jogadores cada tentam acertar uma boa até o gol do adversário.  Comparado a esportes de equipe mais complexos, como cricket e rugby, o futebol tem menos regras, além de algumas disputas serem verdadeiros espetáculos. Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é jogado e assistido por homens e mulheres em todos os locais do mundo. 

Perfil do atleta
Os jogadores são leves e atléticos, com um excelente domínio da bola. São fortes e bons corredpres, com habilidade para mudar de direção a todo momento. O importante é ter energia e vigor para poder disputar uma partida de 90 minutos. 

Rei do futebol
A lenda brasileira Pelé (Edson Arantes do Nascimento) foi, provavelmente, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Ele fazia parte da equipe que ganhou a Copa de 1958, 1962 e 1970. Além disso, marcou 77 gols *um recorde nacional) para o seu país. Com uma técnica extraordinária, velocidade e criatividade, Pelé é o resumo do jogador de futebol perfeito. 

A área
O futebol é jogado em um campo plano, retangular, coberto por grama natural ou artificial. Todos os limites são demarcados por linhas, que delimitam a validade da jogada. Qualquer local, desde que seja plano, pode ser uma área para praticar o esporte. 

Por trás das cenas
Apesar de terem papel fundamental nas partidas, as equipes de onze jogadores contam com um time fundamental, que ficam atrás das cenas, composta por treinadores, fisioterapeutas, médicos, além de técnicos, que trabalham com diferentes partes do time. 

Fenômeno global
De acordo com um levantamento da FIFA, em 2006, há 265 milhões de homens e mulheres que jogar futebol, além de cinco milhões de juízes. No total, há 270 milhões de pessoas envolvidas com futebol, número que representa 4% da população mundial. 

O equipamento
Poucos equipamentos são necessários. Nas disputas oficias, no entanto, os jogadores devem usar camisa com manga, shorts, meias e chuteiras. Caso use algo contra as regras, o jogador deve se retirar do campo e só voltar quando o juiz autorizar. 

O jogo
Antes de o jogo começar, os dois times tomam suas posições. A partida tem início quando a bola é posicionada no centro do campo e um dos jogadores dá o chute. E, dessa forma, cada time vai tentando chegar até o gol do adversário. Qualquer parte do corpo pode ser utilizada, menos as mãos e os braços. O vencedor é o time que marcar mais gols durante os 90 minutos de partida. Se houver empate, há tempo extra e pênalti, se necessário. 

Falta de conduta
Se houver algo contra as leis do jogo, o juiz ode advertir o jogador com um cartão amarelo. Se for mandado para fora do campo, o cartão é vermelho. Dois amarelos na mesma partida acabam gerando um vermelho. Atualmente, há 17 leis regidas pela FIFA. Elas sofrem alterações de tempos em tempos, mas a última modificação aconteceu em 2009. 

Treinamento
Os jogadores têm de treinar arduamente. As sessões que ensinam a técnica podem ser feitas individualmente ou em grupo. Uma boa forma física é essencial, já que um jogador exausto tem pouca valia para a equipe.

Mão de Deus
Algumas vezes, um jogador infringe uma lei e sai ileso com isso. Um dos exemplos mais famosos foi durante a partida entre Argentina e Inglaterra, na copa do mundo de 1986. No segundo tempo, o jogador Diego Maradona fez um gol que deu Vitória ao seu time. Anos depois, ele mesmo confessou que colocou a mão na bola, dizendo “que teve um pouco da mão de Deus e um pouco da cabeça de Maradona”. 

Por dentro da história

A forma mais antiga do futebol tem origem na China, no século II e III a.C. Algo similar ao futebol também foi praticado na Grécia antiga e em Roma, além de outras civilizações. O desenvolvimento do esporte, no entanto, se deu na Inglaterra nos últimos 1.000 anos. 

Curiosidades

  • Um meio campo chega a percorrer uma média de 11 quilômetros por partida. Um centroavante corre 8 km, defesa cerca de 7 km e o goleiro aproximadamente 4 km. 
  • O jogador mais velho a fazer um gol em uma Copa do Mundo foi Roger Milla, 42 anos, do Camarões. 
  • O número de espectadores na final entre o Brasil e o Uruguai, na Copa de 1950, no Maracanã, Rio de Janeiro, chegou a 199.854 pessoas. Foi o recorde de público em uma partida de futebol. 
  • Hakan Sukur, da Turquia, levou 11 segundos para golear a Coreia do Sul, na Copa de 2002. A Turquia ganhou de 3×2 e ficou com o título de gol mais rápido na história da copa. 
  • Pelé fez 1.281 gols em 1.363 partidas durantes seus 22 anos de carreira como jogador do Santos, da seleção brasileira e do New York Cosmos.
  • O futebol foi reconhecido oficialmente com a formação do Football Association, em 1863. A palavra soccer é derivada de association. 
  • Outras versões do esporte incluem futebol de areia e de salão (também conhecido como futsal, jogado por dois times de cinco pessoas com dois tempos de 20 minutos cada)
  • A entidade que preside o esporte é a FIFA (Fédération Internationale de Football), formada em 1904 e com 208 nações membro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *