A japonesa Sara Takanashi salta para vencer a Copa do Mundo Feminina de Salto de Esqui em Hinterzarten, Alemanha, domingo, 22 de dezembro de 2013. (AP Photo/Daniel Maurer)

Esqui jumping é um esporte espetacular que envolve a descida de uma rampa íngreme saltando o mais longe possível. A aterrissagem sobre a neve deve ser suave. Os melhores praticantes ficam com o corpo praticamente na horizontal. Nas provas masculinas também são avaliados o salto, sua duração e aterrissagem. 

Perfil do atleta
Os esqui jumpers devem ter nervos de aço e cabeça nas alturas. Os profissionais começam a saltar com cinco anos. Resistência física é essencial; os atletas topo de linha fazem cross-training para melhorar seu sistema cardiovascular. 

A águia aterrissou
Eddie “a águia” Edwards alcançou a fama em 1988, durante os jogos de inverno em Calgary, no Canadá, por ter saltado tão pobremente. Os espectadores, no entanto, se empolgaram tanto com sua personalidade e paixão que fizeram dele uma sensação na mídia. 

Provas na montanha
Os competidores começam a partir de uma rampa. A K90 mede 90 metros, da saída até a aterrissagem. A K120 tem 120 metros. Normalmente, os competidores têm dois saltos em três provas: K90 individual, K120 individual e K120 em equipe. 

Longe e mais longe
Novas técnicas têm permitido aos atletas saltar cada vez mais longe. Inicialmente, os saltos tinham cerca de 45 metros. Nos anos 1920, os atletas passaram a pular 100 metros com a técnica Kongsberger. Em 1950, Andreas Daescher colocou os braços na direção do corpo para alcançar mais alguns metros. Em 1985, Jan Boklov, da Suécia, criou o vôo em V. Os esquiadores seguram as pontas dos esquis de formar a formar um V, ganhando estabilidade e impulsão.

Quatro montanhas
O prestigioso torneio Four Hills, parte do campeonato mundial do esporte, é disputado em duas montanhas na Áustria e duas na Alemanha. Janne Ahonen, da Finlândia, e Jens Weissflog, da Alemanha, são os únicos atletas que venceram o torneio quatro vezes. 

Por dentro da história
O esporte começou como um evento no inverno norueguês. Logo passou a ser popular na Europa e América do Norte. O esporte foi reconhecido oficialmente em 1892. Ele permanece como uma dos esportes de mais prestígio nas olimpíadas de inverno.

Curiosidades

  • Apesar de a Finlândia ser o país que mais tem medalhas olímpicas, sendo dez ouros, a Noruega tem mais medalhas no total: 28 contra 22 da Finlândia.
  • O tempo médio do salto tem entre 8 e 12 segundos, sendo que apenas entre dois e três deles são no salto.
  • Os atletas que tiveram mais sucesso no esporte vieram da Escandinávia e do Japão.
  • Uma proposta para que as provas femininas fossem incorporadas nos jogos de inverno de 2010 foi rejeitada porque tinham poucas mulheres de pouco países para disputar o esporte.
  • O recorde mundial de salto foi de 239 metros. O feito é do norueguês Bjoern Einar Romoeren, em 2005.
  • O saltador que mais recebeu medalhas foi o finlandês Matti Nykanen, com quatro ouros e uma prata.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *