É um esporte competitivo praticado em um dia, a partir da combinação entre ski jumping e cross country skiing. O ski jumping normalmente acontece primeiro, seguido pelo cross country. Os atletas disputam individualmente e em equipes. As competições são disputadas apenas entre homens. 

Perfil do competidor
O esporte demanda atletas que tenham coragem para saltar, além de força e vigor nas corridas cross country. As duas disciplinas exigem muito do competidor. O treinamento inclui aperfeiçoamento das técnicas e preparo cardiovascular. 

Esqui jumping
O salto tem quatro fases principais: impulso, decolagem, vôo e aterrissagem. Na segunda fase, o atleta permanece com os braços para trás. Já na aterrissagem, os joelhos estão flexionados e um pé à frente do outro. 

Cross country
A ordem do cross country é definida a partir dos resultados do dia anterior, com os pontos sendo convertidos em segundos. A maior parte usa o estilo do skate. O peso do atleta é transferido de um esqui para outro, conforme ele vai se movendo. Dessa forma, ele pode atingir velocidades de até 30 km/h.

Curiosidades

  • O esporte é olímpico desde o primeiro jogos de inverno, em Chamonix, na França, em 1924.
  • A prova individual consiste em dois saltos do K90 e um percurso cross country de 15 km. Na prova de velocidade, há um salto do K120 e um percurso de 7,5 quilômetros. Em equipe, cada atleta tem dois entre quatro saltos do K90 e percorre 5 km de um percurso de 20 quilômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *