Pode não ser o mais top entre os esportes a motor, mas, provavelmente, é um dos mais excitantes. O campeonato europeu acontece em um dos circuitos mais famosos do mundo, em Nürnbergring, na Alemanha, e Le Mans, na França. Nos Estados Unidos, o Craftsmen Truck Series leva um público enorme para ver os caminhões modificados nas provas, que chegam a ter até 400 quilômetros.
Perfil do atleta
Pilotar um caminhão de 5,5 toneladas em uma pista em alta velocidade não é para os que são fracos do coração. Reações rápidas e nervos de aço são essenciais. Para correr, é preciso ter idade mínima de 21 anos e licença para este tipo de prova.
Na pista
A corrida européia é controlada pela FIA (Fédération International de l´Automobile) e limita a velocidade dos caminhões a 161 km/h. Diferentemente da maioria das provas de esporte a motor, a largada começa com os caminhões em movimento. Os pontos acumulam durante as etapas, que acontecem aos finais de semana.
Pistas para o caminhão
Tanto na Europa como nos Estados Unidos, a prova acontece em vários tipos de pista, com curvas para a direita ou esquerda (circuitos de rua) ou somente para a esquerda (ovais). Na European Truck Racing há dez pistas em cada temporada. Na Craftsman Truck Series há 25 circuitos por ano.
Penalidades
Ficar acelerando na linha de largada, exceder a velocidade máxima de 161 km/h e emitir muita fumaça pelo escapamento provocam penalidades.
Pista top
O circuito de Nürnbergring, na Alemanha, é a mais longa e excitante pista na Europa. É uma das etapas do British Truck Racing Championship, em que mais de 150 mil espectadores dão audiência às etapas.
Curiosidades
- Quando as provas começaram em 1980, eram usados veículos comerciais
- A Craftsman Truck Series começou em 1995
- Um caminhão de corrida pode chegar aos 161 km/h. A velocidade máxima foi estipulada por uma questão de segurança
- O peso mínimo de um caminhão é de 5,5 toneladas