É o mais furioso entre os esportes motorizados. O World Rally Championship (WRC) é o evento mais privilegiado, com provas em diversos locais do mundo que testam a confiabilidade e técnicas dos pilotos e navegadores.

Perfil do atleta

Para controlar um carro de quase 300 cv de potência é preciso mais que conhecimento técnico. É preciso reagir rapidamente para se ajustar ao terreno, ter uma concentração muito grande, além de confiança extrema no navegador. 

Rali clássico

O Safari Rally, que aconteceu pela última vez como uma prova do WRC em 2002, é considerada uma das provas mais exigentes de todas. Acontece nas rodovias do leste da África e inclui animais selvagens e tempestades de areia no caminho. 

Carros examinados detalhadamente

De acordo com as regras da entidade que preside o esporte (Fédération International de l´Automobile), o carro que compete deve ser baseado ao modelo de produção equivalente e deve estar disponível – em número limitado – para o público.  Dessa forma, os carros são examinados minuciosamente antes, durante e depois das provas. 

Velocidade monstruosa

A maioria dos carros de rali possui tração nas quatro rodas, na qual a força do motor é distribuída entre as todas elas. Este sistema permite um melhor desempenho na prova, uma vez que permite uma maior aderência do carro, que acelera, decola e aterrissa em diversas partes do circuito. 

Atrás das cenas

As equipes profissionais participam com até três carros em uma prova. A cada etapa, o carro é inspecionado pelo time. 

O navegador

Os olhos de um carro de rali são o navegador. Ele que comanda o piloto com diversas informações a respeito do circuito. Antes de cada prova, ele faz anotações a respeito do caminho que será feito, incluindo tipos de terreno, obstáculos e curvas. 

Condução em todos os tipos de terreno

Das geleiras da Suécia até as montanhas de alta altitude na Argentina, passando pelas florestas de Wales, as provas do WRC acontecem em todos os tipos de lugares. Passando por estes locais, os pilotos tentam uma chance conquistar o mundial. Cada prova é composta por curtas etapas, que são cronometradas. Entre elas, há um espaço de tempo para fazer algum tipo de reparo nos veículos. 

Curiosidades

  • Até serem construídas as pistas privadas, as provas aconteciam em estradas públicas
  • O sueco Björn Waldegard ganhou o primeiro World Rally Championship, em um Ford Escort, em 1979.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *