A prova mais popular do esporte envolve a pilotagem de motocicletas em pistas de asfalto ou estradas fechadas. Há provas para categorias de 125cc, 250 cc, 800 cc GP World Championships e o World Championships para Superbike e Supersport, Endurance e categorias SideCar. MotorCross e SuperCross têm crescido em popularidade nos Estados Unidos. 

Perfil do atleta

Capacidade para resistir a provas de mais de uma hora é uma característica importante neste esporte. Força e pouco peso também fazem diferença, assim como coragem para levar suas motos a mais de 320 km/h. 

Voando a mais de 300 km/h

Em 7 de março de 2007, Shinya Nakano  bateu durante os treinos no GP da Espanha. Ele voou a mais de 320 km/h, quando perdeu o controle da sua motocicleta. 

O circuito

Os circuitos são, normalmente, construídos para este tipo de prova. A maioria possui traçado próprio que os diferencia, mas algumas características são comuns a todos eles. Isso inclui curvas, retas, descidas, subidas e uma área de aceleração. As pistas devem ter largura suficiente para permitir a ultrapassagem e barreiras de segurança. 

Pilotos de Manx

As competições mais famosas são as que acontecem nas montanhas da Ilha de Man TT (Tourist Trophy), desde 1907. A prova mais importante são as seis voltas de 61 quilômetros. O recorde de 17 minutos e 29 segundos foi de John McGuinness, em 2006. Em 2007, Bruce Anstey atingiu a velocidade máxima de 322 km/h. 

Kit para pilotagem

Roupa de proteção não é opcional. Todos os pilotos sofrem colisões ou caem da moto. Usar roupa apropriada pode fazer a diferença entre quebrar ou não algum osso do corpo ou pior. Capacete, luvas, roupa de couro, protetores de joelho e botas são obrigatórios. Deve-se também usar uma identificação com o tipo sanguíneo. 

Valentino, número Uno

O piloto italiano Valentino Rossi é o número 1 no mundo do motociclismo. Apelidado de “o doutor”, por desmantelar seus oponentes, Rossi detém o recorde de maior número de aparições consecutivas no pódio. Entre 8 de setembro de 2002 e 18 de abril de 2004, ele subiu ao pódio em 23 ocasiões. Seu sucesso nas pistas lhe trouxe fortuna e fama, chegando à quantia de US$ 34 milhões.

Regras do jogo

Os campeonatos de 125cc, 250cc e MotoGP, possuem provas que vão de 95 km a 130 quilômetros de extensão. O número de voltas varia de acordo com o comprimento da pista. As posições no grid de largada são definidas conforme as qualificações nos treinos. O piloto deve alcançar ao menos o mesmo tempo ou 107% do tempo recorde da sua categoria. Antes do início, os juízes decidem se a prova será seca ou molhada para que, dessa forma, os pneus que serão utilizados sejam escolhidos. Se dois pilotos cruzarem a linha de chegada juntos, o que tiver a volta mais rápida da prova ganha.

Curiosidades

  • É um esporte que atrai milhares de espectadores ao redor do mundo, particularmente na TV. A final do Moto GP de 2006 teve 9 milhões de espectadores apenas na Itália
  • As provas de mais prestígio são as etapas do Moto GP. São 18 circuitos ao redor do mundo todos os anos.
  • Em 2001, Valentino Rossi conquistou as categorias de 125, 250 e 500 no World Championship. Foi o segundo piloto do mundo, depois de Phil Read, a conquistar o título.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *