Motociclismo off Road inclui qualquer competição que não seja disputada em circuitos de asfalto ou estradas. Os mais populares são: MotoCross, supercross, speedway, enduro, cross-country e trials. Recentemente, algumas variações têm surgido, como beachcross. A principal diferença em relação ao motociclismo tradicional é o tipo da moto. 

Perfil do atleta

O esporte requer técnica, força, vigor e concentração. Os pilotos devem estar preparados para receber pancadas e saírem sujos das provas. 

Circuito de MotoCross

As provas acontecem em um circuito marcado e cheio de curvas, com 1,5 km e 2 quilômetros de extensão, cheia de obstáculos, elevações e descidas. O material da pista deve ser natural e capaz de reter água, além de ter manutenção fácil. As provas têm duração média de 30 minutos mais duas voltas, com um número máximo de 30 participantes em cada uma delas. 

O que eles pilotam

As motos off Road possuem tamanho e formato variados, mas todas devem ter um motor que ofereça uma ótima aceleração e pneus que sejam aderentes à terra. Além disso, também é preciso ter uma boa suspensão para transpor os obstáculos. As categorias, normalmente, são diferenciadas pelo tamanho do motor. 

Outras pistas

Circuitos diferentes, como supercross, enduro, trials e speedway, requerem motos diferentes. Atualmente, em função do espaço disponível restrito nos circuitos de SuperCross, as motos de 250 cc são a categoria principal do esporte. 

Regras da moto suja

Cada tipo de prova tem suas próprias regras, mas faltas ou pilotagem perigosa resultam em desqualificação. Em algumas provas, como enduro, que duram seis dias, as motos ficam sob supervisão da organização do evento. 

Curiosidades

  • As provas de speeway se tornaram muito populares na Inglaterra, quando foram introduzidas, em 1920. Atualmente, o esporte carrega multidões de aproximadamente 80 mil pessoas. 
  • Na América do Norte, o supercross indoor é mais popular que o MotoCross. Mais de 70 mil pessoas foram ao Georgia Dome conferir o World SuperCross Series
  • No início do MotoCross, a categoria de 500 cc era considerada como primeira divisão. Entretanto, com o avanço da tecnologia, as motos de 250 cc se tornaram mais rápidas e se sobrepuseram as de 500 cc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *