Ginástica é um esporte multidisciplinar, em que homens e mulheres competem individualmente ou em grupo. Individualmente, eles podem fazer exercícios específicos ou uma série deles. O esporte é dividido em três seções principais: ginástica artística, ginástica rítmica e trampolim. O segundo tipo é só para mulheres. A ginástica artística para homens consiste em seis disciplinas: exercícios de solo, cavalo, argolas, cofre, barras paralelas e barra fixa. Já o esporte para mulheres é dividido em quatro disciplinas: cofre, barras assimétricas, trave de equilíbrio e exercícios de solo.
No balanço
A ginasta soviética Olga Korbut ficou famosa nos jogos de Munique de 1972. Ela foi a primeira pessoa a fazer uma cambalhota de costas em uma trave de equilíbrio. Sua técnica explosiva e seu estilo revolucionaram o esporte.
Código de pontos
O sistema oficial de contagem de pontos foi revisto em 2006 após acusação de inconsistência nas Olimpíadas de 2004. Entretanto, os críticos reclamam que a dificuldade técnica do novo código implica na questão artística, dificultando o dez perfeito.
Julgamento e juízes
Ginastas de alto nível técnico são avaliados por um grupo de júri, dividido em A e B. O primeiro consiste em dois juízes e o segundo é composto de seis deles. Algumas disciplinas requerem outros oficiais, como os de linha, por exemplo, para os exercícios de solo. O grupo A fica sentado em frente ao aparato, de onde eles podem ter uma visão clara da performance dos atletas. O grupo B é posicionado, em sentido horário, em volta do aparato à esquerda do grupo A.
Perfil do atleta
Ginastas homens e mulheres possuem uma variedade grande de formato e tamanho de corpo, dependendo da área em que atuam. A prova masculina de argola, por exemplo, requer uma força extraordinária na parte superior do corpo, enquanto a ginástica rítmica feminina exige flexibilidade e controle preciso dos músculos. Atributos comuns para os ginastas são seu incrível balanço e força, principalmente em função da estatura diminuta da maior parte dos competidores.
A arena
A arena de competição de ginástica, também conhecido como pódio, está disposta de forma a permitir que vários atletas corram ao mesmo tempo. Por exemplo, os exercícios de barra para homens acontecem ao mesmo tempo que a trave de equilíbrio para mulheres, já que elas ocupam lados opostos da arena. As provas podem acontecer em dias diferentes, como nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.
Dê-me dez
Nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, a ginasta romana Nadia Comaneci se tornou a primeira pessoa a atingir o dez perfeito, com apenas 14 anos. Não contente com este recorde de ginasta mais jovem a atingir este feito, ela recebeu cinco medalhas olímpicas de ouro.
Por dentro da história
Conhecida como um método de manter a forma e um tipo de competição, a ginástica tem uma longa história. Os gregos antigos praticavam o esporte nus. O uso de roupas próprias para cada prova data do século XVIII, quando os alemães desenvolveram o esporte nos treinos militares. Aos poucos, o costume foi se espalhando por outros países.