A aeróbica é um exercício de fitness que se tornou um esporte. Os ginastas, sozinhos ou em pares, trios ou grupos, executam uma sequência que deve ter dinâmica e força estática, habilidade em pular, flexibilidade e balanço.
Perfil do atleta
Os ginastas precisam de muita capacidade cardiovascular, pois, durante a performance, precisam se mover rápida e elegantemente no tempo da música. Todos possuem também muita coordenação.
Obedecendo às regras
Acompanhada por uma música escolhida por ginastas, a sequência deve durar exato 1 minuto e 45 segundos. Usando a área da performance e se movendo conforme a música, os ginastas devem demonstrar ao menos 8, mas não mais que 12 movimentos, incluindo pulos, viradas e flexibilidade. Deve haver, no mínimo, dois elementos de push-ups, freefalls e círculos com as pernas, mostrando beleza e originalidade.
Por dentro da história
A aeróbica se tornou uma prova de fitness durante o final dos anos 1960. A principal campeã no esporte foi a atriz norteamericana Jane Fonda. Levou um tempo para que a ginástica ganhasse credibilidade; seu reconhecimento foi feito pela Federação Internacional de Ginástica em 1994. O primeiro campeonato mundial aconteceu em Paris, em 1995. Mias de 70 afiliados da federação se apresentaram no evento.
Área da performance
A ginástica aeróbica é executada em uma superfície com carpete de madeira. A área mede 7×7 metros para provas individuais, pares e trios. Grupos competem em uma área de 10×10 metros.
Pontuação
Os competidores começam com 10 pontos (máximo possível). O painel dos juízes tira pontos por erros. Eles perdem 0,2 ponto por cada elemento não feito e 1.0 ponto por movimento proibido.
Curiosidades
- O esporte é derivado de exercícios aeróbicos.
- Os trios ou grupos podem ser formados por homens, mulheres ou ambos os sexos, mas os pares são sempre misturados. Quando há seis pessoas, forma-se uma equipe.
- Em 2006, Jinping Ao, da China, se tornou o campeão mundial masculino. Elmira Dassaeva, da Espanha, foi a campeã.