Introduzido no calendário de esportes a motor em 2005, a categoria GP2 Series, é uma nova forma que substitui a Formula 3000, que prepara os pilotos para chegar à F1. A temporada anual acontece em diversos países. Para assegurar que o campeão seja o melhor de todos os pilotos, todos usam o mesmo motor, chassis, transmissão e pneus para competir. 

Perfil do atleta

Os competidores são jovens, por isso, precisam saber as técnicas de pilotagem e ter talento para conduzir o carro, uma vez que não há tecnologia para ajudá-los. 

Ganhadores

O alemão Nico Rosberg foi o campeão na prova inaugural da GP2 em 2005. Lewis Hamilton ganhou em 2006. Os dois passaram a competir na Formula 1 após a conquista. 

Formato do final de semana

Os pilotos competem nas provas que acontecem em 11 localidades diferentes. Há duas corridas em cada final de semana, que seguem o mesmo padrão, com exceção de Mônaco, que não tem corrida no domingo. Os melhores resultados de sábado, dia em que é obrigatório fazer uma parada para troca de pneus,  classificam para domingo. 

Curiosidades

  • As provas televisionadas acontecem no Barein, Turquia e países europeus, como Itália, Espanha, França, Hungria, Alemanha, Bélgica, Mônaco e Inglaterra. 
  • Os carros da GP2 atingem até 320 km/h e podem ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,95 segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *