Agilidade de um acrobata e espírito de guerreiro. O parkour possui atributos de artes marciais e de dança. Ele envolve uma sequência ininterrupta por meio de diversos obstáculos nas vias, normalmente urbanas. Os praticantes deste esporte são chamados de traceurs. Não há trajetórias fixas, mas os experientes desafiam a si mesmos ao atravessar paredes, pular obstáculos e correr por cima de corrimãos. Cada novo obstáculo é um novo desafio. O parkour exige mais que simplesmente força, vigor e agilidade. Também envolve graça e beleza. A maioria, portanto, não disputa com rivais, mas com o próprio corpo. 

Perfil do atleta

Antes de um traceur definir uma trajetória, ele ou ela deve treinar durante meses, se não por anos. Fisicamente, o esporte exige força, equilíbrio e agilidade. Também é preciso discernimento para ultrapassar ou não um novo obstáculo. 

Curiosidades

  • A palavra parkour vem do francês “parcours du combattant”, provas com obstáculos usadas como treinamento por soldados no início do século XX.
  • Os movimentos do parkour podem ser conferidos em vários filmes, incluindo Casino Royale e Breaking and Entering, além do Rush Hour, na BBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *