Os praticantes deste esporte escalam montanhas de pedra e de gelo que parecem impossíveis até para escaladores experientes. As subidas são divididas em aid e free. A primeira conta com equipamentos artificias para vencer a escalada, enquanto a segunda é baseada somente em elementos naturais. Nos dois casos, há o uso da corda. O objetivo é seguir, no menor tempo possível, uma trajetória bastante difícil. 

Perfil do atleta

Pernas e braços fortes, coordenação muscular, resistência, flexibilidade e excelente equilíbrio. A habilidade de se manter relaxado em uma posição vertical também é vital. 

Onde eles escalam

Qualquer lugar é válido, principalmente se for ainda desconhecido. As subidas são medidas de acordo com o grau de dificuldade. Uma A6, por exemplo, é tão perigosa que uma queda pode resultar em morte. 

Equipamento

O equipamento varia de acordo com a escalada. O que realiza free climbing usa sapatos de escalada e giz para conter o suor das mãos, além de uma vestimenta leve. Já os de AID utilizam cordas, pregos, entre outros. 

Curiosidades

  • A escalada no gelo é popular na América do Norte, com 220 mil entusiastas nos Estados Unidos somente. Os campeonatos mundiais acontecem por lá e na Europa. 
  • Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que este esporte é um dos mais extremos do mundo. A idade média dos praticantes é de 23 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *