É um esporte espetacular em que homens e mulheres correm em patins em um circuito oval de gelo, alternando velocidade e força, deslizando em retas e curvas. Os competidores atravessam entre 500 metros e 10 quilômetros contra o relógio. As pistas mais curtas envolvem até seis patinadores, que se trombam com freqüência, em função da falta de marcas na pista. Há provas para quatro pessoas também. 

Perfil do atleta
São fortes e ágeis, pois necessitam ter uma saída explosiva. As provas de curta distância são rígidas e exigem que os atletas tenham coragem para atravessar curvas bem acentuadas em altas velocidades. Resistência aeróbica é bastante importante para aqueles que disputam provas de longa distância. 

Quando Deus sorri
Stephen Bradbury foi o primeiro australiano a ser campeão dos jogos olímpicos de inverno na prova de 1.000 metros em 2002, em Salt Lake City. No final da prova, ele viu quatro atletas se chocarem à sua frente e agradeceu a Deus pela vitória. “Deus sorri sobre você em alguns dias”, disse. 

A pista de patinação
A pista oval longa tem 400 metros de comprimento; as curtas possuem 111,12 metros. As maiores possuem linhas de marcação. 

Equipado para a velocidade
No circuito, os patinadores usam corpetes com proteção contra a parte cortante dos patins. Também utilizam capacetes e protetores de pescoço, pernas e joelhos. Luvas são essenciais, já que os atletas tocam o piso de gelo em curvas de alta velocidade. 

Patinando sob as regras
Os patinadores podem tocar os blocos que marcam as viradas, mas não podem patinar entre elas. Nas provas curtas, pode haver contato físico com outros atletas, mas nas de longa distância, isso gera desqualificação. 

Técnicas da patinação
Nas provas curtas, os patinadores usam passos pequenos para ganhar velocidade no início. Os joelhos ficam flexionados e os braços se movimentam para garantir o equilíbrio. Passos cruzados também fazem parte da técnica. Nas provas de longa distância, os passos são longos e os braços são posicionados atrás das costas para reduzir a resistência. 

Por dentro da história
A patinação de velocidade profissional começou nos canais e lagos congelados no século XIX, na Europa. A International Skating Union, fundada em 1892, que formaliza as regras. As provas em pista curta tiveram origem na América do Norte, no começo do século XX. 

Curiosidades

  • Os patinadores podem atingir velocidades de até 65 km/h na pista longa. Na curta, chegam a 50 km/h. 
  • As provas longas são populares na Escandinávia, Leste europeu, Holanda, Estados Unidos, Canadá e Japão. 
  • As provas de curta distância são recentes. Elas têm atraído muitos competidores de muitos países que não possuem tradição na patinação, como Coréia do Sul e Austrália. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *