2008 Getty Images

Neste esporte, os atiradores usam espingarda para acertar alvos que são lançados por uma máquina. Pode ser dividido em três categorias: trap, skeet e Sporting. Os dois primeiros fazem parte das Olimpíadas, enquanto o último simula caçada aos seres da natureza. 

Perfil do competidor

Os atiradores precisam ter foco, tanto mental como físico. Precisam de coordenação visual extrema e noção espacial, já que antecipam a trajetória de um alvo assim que é lançado. 

Campos para jogo

O skeet e trap utilizam diferentes áreas para serem praticados. O primeiro possui oito estações de tiro em um semicírculo. Os competidores atiram de cada uma delas. Já o segundo tipo de prova envolve cinco desníveis com três armadilhas que ficam a 15 metros de distância do atirador. No Double trap, dois alvos são lançados simultaneamente, em diferentes alturas e ângulos. 

Controvérsia esportiva

Em 1992, a chinesa Shan Zhang se tornou a primeira mulher a ganhar uma prova mista em uma disputa olímpica. As provas, no entanto, foram separadas posteriormente e não foi permitido que ela defendesse seu título. 

Competição

Há cinco provas do esporte nos jogos olímpicos. Havia, no entanto, mais tipos no passado. A disputa feminina de Double trap foi deixada de lado após 2004. Os campeonatos mundiais oferecem mais estilos de provas aos competidores: skeet, trap e Double trap para homens e mulheres.  

Curiosidades

  • A forma moderna do esporte é derivada da prática de atirar em pássaros, especialmente em pombos e faisões. 
  • O estilo skeet foi inventado em 1915 como um esporte recreacional. Pombos vivos eram usados no início, mas, aos poucos, foram substituídos por alvos de argila. 
  • O estilo trap faz parte dos jogos olímpicos desde 1950. O skeet apareceu nas Olimpíadas em 1968.
  • A palavra skeet é derivada do escandinavo e significa atirar. O termo foi adotado para o esporte em 1926. 
  • A distância de um alvo no Double trap chega a 55 metros. Os atiradores, no entanto, costumam acertar os alvos a uma distância entre 25m e 40 metros. 
  • Três estilos de prova foram retirados das olimpíadas, inclusive uma que envolvia pombos vivos como alvo.
  • A Rússia já recebeu 263 medalhas de ouro nos campeonatos mundiais desde 1897. O evento acontece a cada quatro anos em um país diferente. 
  • O tempo entre um alvo ser arremessado pela máquina e ser acertado por uma tirador é de aproximadamente três segundos.

Armas

Os competidores usam, normalmente, armas com 12 balas, longos canos e com peso médio de 3 kg (skeet) e 4 quilos (trap). 

Competição olímpica

Nas olimpíadas, são feitas algumas etapas eliminatórias, sendo que seis competidores vão para a final. Para a prova masculina de skeet, há cinco rodadas com 25 alvos, seguidas por uma rodada final de 25 alvos. Nas provas femininas de skeet e trap, há três rodadas de 25 alvos, culminando numa final de 25 alvos. Na masculina de Double trap, há três rodadas de 50 alvos, levando a uma final de 50 alvos novamente. 

No fim, para a prova de skeet, os competidores possuem um tiro para cada alvo e há um atraso de até três segundos antes de o alvo aparecer. No trap, há dois tiros para cada alvo. No Double trap, dois alvos são lançados simultaneamente, com um tiro permitido para cada. 

Pontuação

Um ponto é somado para cada alvo acertado. O juiz, no entanto, precisa ver ao menos uma parte quebrada do alvo no chão. Nas provas finais, um pó é colocado dentro do alvo para que seja mais fácil a visualização de que ele foi acertado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *