O trampolim é um esporte de recreação e competição em que atletas executam movimentos a partir de uma cama elástica. Com exercícios baseados no mergulho, com diversos saltos, giros, piruetas e cambalhotas, o trampolim é popular em países da ex-União Soviética, Estados Unidos, Japão e China. Os competidores podem atuar sozinhos ou em equipes, incluindo trampolim sincronizado, minitrampolim duplo e tumble tracking.

Perfil do atleta

Treinos regulares e intensos fazem com que atletas desenvolvam coordenação do tempo e dos movimentos rítmicos. A habilidade em ter balanço preciso e controle do corpo enquanto giram no ar aumenta sua confiança na execução do exercício.

O trampolim

Os trampolins modernos são seguros e estáveis, garantindo um bom controle na zona de pulo e suas bordas. Dessa forma, os competidores podem alcançar uma altura razoável para praticar seus movimentos. O aparelho consiste em uma cama flexível construída de nylon, esticada por molas bem ajustadas. Uma moldura de aço faz o suporte da cama.

O mergulho

Larry Griswold trabalhou com George Nissen no começo da história do trampolim. Mais tarde, ficou conhecido como mergulhador, em função dos movimentos que fazia, baseados nos saltos de piscina que praticava.  

Competições internacionais

Mulheres e homens competem individualmente, assim como em equipes, em torneios internacionais, como a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial, que começou em 1964 e acontece a cada dois anos, junto do Campeonato Europeu e Pan-Pacífico. O esporte se tronou olímpico em Sidney, em 2000.

Pontuação

O sistema de pontuação por meio de juízes pode variar, mas, eles analisam, essencialmente, o estilo e a execução. São avaliados também elementos antiestéticos e formas pobres, altura alcançada e a continuidade do exercício. Movimentos com certo grau de dificuldade são considerados. 

Posições do corpo

A rotina do trampolim consiste em uma sequência de movimentos acrobáticos no ar, pontuado pelo contato com a cama elástica. Os movimentos aéreos incluem rotações e saltos a partir de três posições do corpo: tuck, straight e pike, variando os graus de dificuldade. Os movimentos longitudinais criam saltos mortais, enquanto as rotações laterais produzem twists.  Os movimentos são originados por impulsos e aterrissagens na cama, tanto de frente, como de lado, em pé ou sentados.

Puck

Esta posição do corpo é uma combinação do tuck e pike. Ela é alcançada quando o atleta faz um multitwist junto de múltiplos saltos mortais. 

Por dentro da história

Os jogos do World Age Group são realizados no mesmo ano e lugar do Campeonato Mundial. Um máximo de 80 atletas de diversas federações compete nos torneios. Homens e mulheres disputam em diversas faixas etárias: 11-12, 13-14, 15-16, 17-18. Há provas de trampolim individual, trampolim sincronizado, minitrampolim duplo e tumbling. 

Curiosidades

  • O recorde mundial de dificuldade registrado por um homem foi de 17,5. O feito foi realizado em 2007, no Campeonato Mundial, pelo canadense Jason Burnett. 
  • O recorde mundial de somersaults consecutivos é de 3,333. Brian Hudson, em setembro de 2003, alcançou a marca em Gillingham, no Reino Unido. O recorde anterior era de 3,025.
  • O trampolim foi inventado por George Nissen, na década de 1930. Ele nomeou dessa forma a partir da palavra espanhola trampolim, que significa mergulho.
  • A altura mínima da área do trampolim em competições é 8 metros, pois a medida permite que os atletas realizem seus movimentos em segurança.
  • Durante a segunda guerra, a escola de pilotos da marinha americana usava os trampolins para treinar seus pilotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *