© Garth Milan/Red Bull Content Pool

Criado nos Estados Unidos, no final dos anos 1960, o BMX é um esporte em que adultos parecem andar em bicicletas de crianças, mas nervos e técnica são necessários para praticar os movimentos, que inclui saltos e muita acrobacia.

Perfil do ciclista

Os atletas devem manter um alto nível de flexibilidade e concentração. Exercícios aeróbicos são vitais no treinamento, enquanto estilo e criatividade são essenciais no freestyle.

Pistas e rampas

As corridas de BMX acontecem em pistas construídas com obstáculos. Os ciclistas completam uma volta no circuito. Posteriormente, uma série de saltos e viradas são feitos até a linha de chegada. A rampa é usada no Freestyle, sendo que a vertical é a mais radical de todas.

Arena freestyle

A prova freestyle possui cinco disciplinas, baseadas no tipo de via em que o ciclista percorre: rua, parques, rampa, caminho de terra e regiões planas. Os ciclistas de rua improvisam no cenário urbano (degrau, corrimão e ladeira), os de parques utilizam pipes e rampas de skate, enquanto nas competições de rampas verticais, os ciclistas abusam de saltos e giros. Na terra, os ciclistas saltam e fazem truques com a bicicleta. Já em regiões planas, é necessário usar a imaginação, uma vez que não há nenhum obstáculo fixo para servir de base para os movimentos.

Dirt jump

O dirt jump é uma prova popular no freestyle em que os ciclistas fazem uma série de pulos sobre obstáculos. No ar, ele faz acrobacias para impressionar os juízes, que marcam os saltos de acordo com o estilo e grau de dificuldade. No final da competição, o que tiver mais pontos ganha.

Jogos urbanos

Os competidores enxergam o BMX mais como um meio de ver a vida que um esporte competitivo propriamente dito. Grande parte deles, no entanto, compete em disputas internacionais importantes, como o BMX Freestyle Worlds, que aconteceu pela primeira vez em 1986 (Metro Jams, Backyard Jams e X-Games).

Regras da corrida

Em uma competição tradicional, oito ciclistas fazem uma eliminatória, chamada de moto. Os competidores de cada moto enfrentam adversários com a mesma faixa etária e nível de habilidade. No campeonato mundial, os profissionais topo de linha possuem 19 anos ou mais. Os de 17 e 18 disputam em categorias juniores. Após as eliminatórias, os quatro mais velozes vão para a final, denominada mains. O mais veloz vence. 

Tricks

Os tricks são divididos em quatro estilos: base, grind, aerial e lip tricks. O primeiro consiste em movimentos básicos, como andar somente com o pneu de trás ou de costas. No grind, os ciclistas usam os pedais para fazer suas performances nas extremidades da rampa. No aerial, são feitas acrobacias no ar a partir de saltos. 

Por dentro da história

O BMX foi criado nos Estados Unidos no final dos anos 1960 por jovens que usavam suas bicicletas para imitar os motociclistas. O esporte se espalhou rapidamente na geração dos skatistas. Atualmente, é tão popular que se tornou uma indústria. Muitos ciclistas ganham a vida a partir das suas bicicletas, sendo que os profissionais são verdadeiras celebridades, patrocinados por fabricantes de bicicletas e marcas de roupa.

Curiosidades

  • A Union Cycliste Internationale é a entidade que organiza os eventos de BMX.
  • O pioneiro Scot Breithaupt organizou as primeiras corridas, em Long Beach, na Califórnia, em 1970.
  • A corrida de BMX foi classificada como esporte olímpico pela primeira vez em Pequim, em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *