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O track cycling compreende corridas de diferentes tipos que acontecem em um circuito fechado chamado de velodrome. O esporte se originou na Europa como treinamento de inverno dos ciclistas, mas logo se tornou um esporte popular. Hoje em dia, há formatos de corrida individuais e em equipes. Corridas de curta distância testam habilidade, enquanto as de longa distância avaliam a resistência dos atletas.

Perfil do ciclista

Os ciclistas necessitam de velocidade e força, além de habilidade no impulso. Dessa forma, é necessário desenvolver os músculos e manter pouco nível de gordura no corpo. Os que competem provas de resistência fazem um esforço grande durante muito tempo. Treinar sobre o selim durante longos períodos para desenvolver o sistema cardiovascular e alimentação saudável são igualmente importantes.

A corrida mais difícil

O prêmio mais cobiçado no track cycling é o Hour Record, sobre o qual Eddy Merckx disse, em seu recorde registrado em 1972, “essa foi a corrida mais difícil que já fiz na minha vida”. O atleta ganhou 11 Grand Tours e três campeonatos mundiais.

O velodrome

O velodrome é uma pista oval, com duas linhas ligadas por duas curvas de 180 graus. A área de cor preta define o comprimento do circuito, que varia entre 150 m e 500 metros. A largura pode ser de 7 m a 9 metros, dependendo do velodrome. Desde janeiro de 2000, os principais eventos, como os jogos olímpicos e os campeonatos mundiais, no entanto, acontecem exclusivamente em pistas de 250 metros.

Indoors e outdoors

No auge do track cycling, no início do século XX, a maior parte dos velodromes era indoor. Além de manter os atletas aquecidos, os competidores encontram pistas em que podem rodar com mais maciez. Na parte da noite, pessoas da alta sociedade se encontram nestes locais para assistir às corridas. Atualmente, porém, para diminuir os custos, os velodromes também têm sidos construídos ao ar livre.

O keirin

Originado no Japão em 1948, o keirin é uma corrida de velocidade de 2 km, em que oito ciclistas acompanham uma motocicleta durante as primeiras voltas do circuito. Keirin, em japonês, significa briga. O nome faz jus à prova, já que acontecem diversas colisões entre as bicicletas. 

Curiosidades

  • Há 10 tipos de corrida de pista nos jogos olímpicos. Homens competem em sete delas, enquanto as mulheres disputam as outras três.
  • A construção do Manchester Velodrome, que sediou o Commonwealth Games, em 2002, custou 9.000.000 libras esterlinas.
  • A inclinação média de um ciclista na pista é 42 graus. Ela é construída de forma que eles não percam velocidade nas curvas de 180 graus.
  • A bicicleta usada neste esporte possui apenas uma marcha. Em vez de começar das marchas menores para as maiores, eles iniciam a prova na marcha mais difícil para ganhar mais força nas pedaladas.

Bicicletas

Dois tipos de bicicletas são usadas: uma para provas de resistência e outra para circuitos tradicionais e mais curtos. No nível mais alto de competição, a carroceria das bicicletas é feita de fibra de carbono ou titânio para ser levíssima, com uma engrenagem fixa, sem freios. Estruturas de alumínio e aço são alternativas mais baratas. A principal diferença entre os matérias está na aerodinâmica. As de resistência tem uma excelente eficiência, mas não oferece conforto, para ter uma melhor aerodinâmica contra qualquer tipo de resistência. As de circuito curto são fortes e leves, ideais para provas rápidas. 

Tipos de provas

Há vários tipos de provas, que podem variar entre 500m e 2km. As de resistência têm percurso superior a 60km. 

Individual: dois ciclistas percorrem três voltas. O da linha de dentro começa a prova, que é um verdadeiro jogo de “gato e rato” até o final, aos 200m. O primeiro a cruzar a linha de corrida é o vencedor. 

Olímpica: dois times com três ciclistas fazem três voltas. Cada um deve completar ao menos uma volta.

Individual pursuit: dois ciclistas correm em lados opostos da pista e correm por 4km (homens) ou 3 km (mulheres). O objetivo é cruzar a linha de chegada no menor tempo possível. 

Equipe pursuit: dois times de quatro ciclistas correm por 4km. Esta prova é somente masculina. 

Equipe trial: é uma corrida contra o tempo em 1.000m para homens e 500m para mulher.

Points race: os ciclistas correm por 40km (homens) e por 25km (mulheres). O objetivo é conquistar o maior número de pontos. Há uma corrida de velocidade a cada dez voltas, em que os quatro primeiros a completar contam pontos. A última delas conta ponto duplo.

Madison: é uma versão em time do points race. Um número máximo de 20 equipes corre por 50km. Provas de velocidade para contagem de pontos a cada 20 voltas.

Da pista para a estrada

Chris Boardman é considerado o ciclista que teve mais sucesso na transição da pista para a estrada. Ele iniciou sua carreira no time trial, vencendo várias provas aos 23 anos de idade. Em 1992, conquistou um ouro olímpico. Tornando-se profissional em 1993, ganhou o Tour de France em 1994, 1997 e 1998. Ele se aposentou em 1999.

Regras

As provas internacionais, como as Olimpíadas e o Campeonato Mundial, são são dirigidas pelas regras do Union Cycliste Internationale (UCI). As provas menores são organizadas pelas regras locais.

Recorde mundial de uma hora

São nos velódromos onde são registrados grande parte dos recordes. O mais cobiçado deles é o World Hour Record. A prova é simples: correr o máximo que puder em uma hora. O único porém se dá nos avanços tecnológicos das bicicletas. Quando o ciclista belga Eddy Merckx estabeleceu um novo recorde de 49.431km em 1972, ele não tinha uma bicicleta aerodinâmica. Dessa forma, a UCI reconhece duas horas recorde: a oficial, que usa a bicicleta de Merckx como padrão, e o não-oficial melhor esforço humano, que permite usar as últimas novidades em tecnologia do ciclismo.  

Contando o time trial

O time trial é a única prova em que o ciclista começa a prova a partir de um bloco. A roda traseira da bicicleta é posicionada no bloco no mesmo tempo em que um relógio, colocado em frente ao ciclista, começa uma contagem regressiva  a partir de 50 segundos antes do início. No final da contagem, o freio que segura a bicicleta é solto, iniciando o cronômetro. Um transmissor, que fica na bicicleta, registra o momento exato em que o ciclista cruza a linha de chegada.

Técnicas

Os ciclistas usam uma série de técnicas, de acordo com o tipo de prova que estão competindo. As provas individuais são uma exibição de força, velocidade e vigor. Outras provas são uma batalha de inteligência, com cada ciclista buscando a melhor posição.

Por dentro da história

As provas de ciclismo foram originadas a partir da popularidade da bicicleta no final do século XIX e trouxeram a empolgação dos circuitos de estrada para as pistas fechadas. A primeira delas que foi documentada aconteceu em 1868, em Saint-Cloud, na França. Após a data, os velódromos começaram a se espalhar pelos Estados Unidos e Europa. No início, as provas de resistência eram importantes, como as que aconteciam em 24 horas e as de seis dias, em que duas equipes se revezavam durante seis dias e seis noites.

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