Road Racing é um dos mais rígidos entre todos os esportes. Na maioria das provas, como no Tour de France, competidores de elite chegam ao limite da resistência, percorrendo milhares de quilômetros em poucas semanas. Um ciclista tem de estar disposto a ficar sob um selim durante um dia inteiro, a acelerar a velocidades superiores a 80 km/h ou mais e a escalar montanhas com bicicletas. A pior parte do esporte, no entanto, é que a maioria dos ciclistas deve aceitar sacrificar a glória individual para ajudar seu time a vencer a corrida.

Perfil do atleta

O road racing é um esporte intenso que provoca muita tensão no corpo. Os ciclistas devem se esforçar em longas distâncias, o que requer força muscular, um alto nível de capacidade cardiovascular e preparação mental. Treinamento e nutrição são importantes. Os competidores devem seguir uma dieta com muito carboidrato para conseguir pedalar milhares de quilômetros por semana.

Estrada aberta

O esporte é praticado em estradas normais. Com a exceção das tomadas de tempo, os ciclistas começam juntos e devem ajudar o melhor colocado do time, que pode ter de oito a dez pessoas, a vencer a corrida. O ganhador é aquele que cruza a linha de chegada em primeiro. 

Caravana

Uma caravana publicitária dá uma atmosfera de carnaval ao Tour de France, já que os veículos dos patrocinadores realizam o mesmo percurso que os ciclistas, dando brindes aos espectadores, enquanto eles aguardam a chegada dos atletas.

Tecnologia da bicicleta

Forma e aptidão física são o ponto de referência para o sucesso no ProTur, mas os ciclistas devem muito à tecnologia das bicicletas. Fibra de carbono e metais especiais, como titânio, são comumente usados para a carroceria, reduzindo o peso, mas mantendo a resistência. Para tomadas de tempo, os ciclistas usam bicicletas específicas que oferecem vantagem aerodinâmica sobre as de estrada.

Comunicação

O diretor esportivo envia ordens ao time durante a corrida. Os ciclistas carregam um rádio sob o colete, com um fone em um dos ouvidos. 

Curiosidades

  • Road Racing é popular em quase todo o mundo, mas as corridas de mais prestígio acontecem na Europa
  • Há diferentes formatos do esporte: dias múltiplos, um dia, tomada de tempo e criteriums. 
  • Os competidores de elite disputam no UCI ProTur, uma série de corridas que acontece entre março e setembro.

Formatos e temporadas da corrida

Há diferentes tipos de corrida, entre as provas de três semanas e as de longa duração. Os ciclistas acumulam pontos durante os campeonatos e, no final da temporada, os que tiverem mais, são os campeões. Os campeonatos mundiais acontecem anualmente, enquanto as Olimpíadas de quatro em quatro anos.

Stage races: são provas de resistência. Cada estágio dura um dia e pode ser disputada individualmente ou em time. O ciclista que completa todos os estágios no menor tempo é o vencedor. As provas de três semanas de mais prestígio são o Grio D´Itália, Tour de France e Vuelta a España, conhecidas como Grand Tours. 

Classics: acontecem em um dia, durante a primavera, antes do Grand Tour. Normalmente possuem 270km em distância e, normalmente, há certos obstáculos, como escalada, durante o percurso. 

Time trial: em times ou individualmente, os competidores disputam contra o relógio. 

Criteriums: é uma corrida de velocidade que acontece em um circuito fechado de até 5km, em aproximadamente uma hora ou um certo número de voltas.

Tour de France

A Tour de France é a prova mais difícil e de mais prestígio no universo do ciclismo. Aconteceu pela primeira vez em 1903 e consiste em uma prova de 21 dias ao redor da França. O percurso total é de 3.500km. O vencedor recebe um colete amarelo, chamado de maillot jeune, após completar todos os estágios no menor período de tempo.

Os times

A maioria dos times é formada ao redor de um líder, sendo ele o ciclista que tem mais chance de ganhar a prova. A prioridade dos outros na equipe é dar suporte a esta pessoa. Em cada equipe, há ciclistas especializados em escalada, velocidade, time trial e os domésticos – os que evitam ruptura do grupo e dá comida e alimento ao time durante a corrida. Os times de alto nível ainda possuem diretor esportivo, mecânicos, médicos e assistentes gerais, chamados de soigneurs. 

Táticas de controle


Road Racing exige tática e preparo físico na mesma medida. Cooperação na equipe é igualmente importante. Alguns protagonizam uma caçada, enquanto outros diminuem o ritmo para ajudar um membro da equipe.

O tour da vergonha

Um dos maiores escândalos de doping no ciclismo envolveu um time da Festina, durante o Tour de France de 1998 que, posteriormente, ficou conhecido como o “Tour da vergonha”. O massagista da equipe, Willy Voet, foi preso quando drogas para melhorar a performance foram encontradas em seu carro. Durante muitos anos, o esporte foi atormentado pelo uso da droga, mas, nos últimos anos, os ciclistas dizem não usar mais quaisquer substâncias. 

Por dentro da história

A primeira Road Racing aconteceu em 1869, entre Paris e Rouen, na França. O primeiro Tour de France ocorreu em 1903, quando já era considerado esporte olímpico masculino. A disputa tem mais popularidade na Europa, mas também ganhou adeptos nos Estados Unidos e Austrália. O esporte gera muita audiência, mas os recentes escândalos de doping têm dado má reputação às competições. 

Curiosidades

  • O belga Eddy Merckx venceu 34 estágios do Tour de France, uma lenda no ciclismo
  • Durante as três semanas do Tour de France, um ciclista pode gastar até 123.900 calorias
  • O peso mínimo de uma bicicleta, permitido em uma prova profissional, é de 6,8kg

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