Mountain bike é a forma mais recente de ciclismo. Originou-se no final dos anos 1970, sendo que o primeiro campeonato mundial foi em 1990. Com a popularidade, se tornou um esporte olímpico em 1996. A essência do esporte está na técnica e habilidade física do ciclista em transpor obstáculos do percurso.

Perfil do atleta

Cada ramificação do mountain bike requer diferentes atributos físicos. Os ciclistas XC precisam de um bom preparo cardiovascular e vigor para conseguir completar a prova, enquanto os competidores de DH e 4X precisam ter força nas partes superior e inferior do corpo para fazer a bicicleta saltar; já os de trilha necessitam de balanço e técnica para dominar a bicicleta. 

Kit high tech

Em sua curta história, a prática de mountain bike acabou originando uma quantidade de tecnologia em suspensão que muitas outras práticas de ciclismo. Da fibra de carbono ao titânio, passando pelos discos hidráulicos de freios e marchas internas, a questão da leveza e da velocidade nas bicicletas tem recebido muita inovação. Nada resume isso melhor que a suspensão, no entanto. Uma vez apontada como pesada e desnecessária, nenhuma bicicleta é completa sem ela.

Cross country

Cross country é o tipo mais popular de praticar mountain bike, devido à falta de necessidade de equipamento exclusivo e técnica, quando comparado a outros tipos do esporte. Os ciclistas competem em um circuito ondulado, com um número fixo de voltas; o primeiro a cruzar a linha de chegada ganha. Uma variação recente do XC é a prova de resistência, que varia entre 6h, 12h e 24 horas, 25km, 50km e 75km e 100 quilômetros. 

Downhill e 4X

Downhill é uma descida contra o relógio a partir do topo de uma montanha. O competidor individual que chegar primeiro vence. A escolha de pneus e suspensão é crucial, já que pular e desviar de obstáculos interfere no resultado final. Já o 4X é uma variação do downhill, com quatro ciclistas disputando entre si em um curto percurso. 

Trials

É uma forma de competição que avalia o equilíbrio, nervo e talento artístico do atleta. Os ciclistas competem em duas classes, com bicicletas com rodas de aro 20 e 26. Eles ultrapassam uma série de obstáculos sem colocar o pé no chão, usando vários tipos de manobras. Os ciclistas são avaliados a partir da sua técnica, estilo e capacidade inventiva. São penalizados se tocarem o solo com os pés.

Sir Bart


O primeiro homem a se tornar um campeão olímpico em mountain bike foi Bart Brent Jens, em Atlanta, em 1996. Ele foi como um desconhecido aos jogos, mas voltou para a sua terra natal, Holanda, com uma medalha de ouro e um título de nobreza.

Bunnyhopping

Uma das técnicas mais fundamentais em mountain bike é o bunnyhopping. Pode ser usada em qualquer situação para pular pedras, lenhas e outros obstáculos. A técnica faz o competidor ganhar tempo e é crucial para cruzar trilhas, já que permite que o competidor salte diretamente de um obstáculo a outro.

Escalando montanhas

O cross country acontece em terreno montanhoso. Dessa forma, os ciclistas têm de saber tanto escalar como descer montanhas. No primeiro caso, a melhor forma de conservar energia é permanecer sentado, pedalando tranquilamente. 

Curiosidades

  • Há quatro disciplinas no mountain bike: cross country (XC), downhill (DH), four cross (4X) e trials. A prova de resistência também tem ganhado popularidade.
  • Cada disciplina possui um campeonato específico, formado por uma série de corridas que acontece em diversas partes do mundo. No final, são englobadas no Campeonato Mundial, que acontece uma vez ao ano. 
  • XC é um esporte olímpico desde 1996, mas as outras disciplinas não estão inclusas nas Olimpíadas
  • A origem do mountain bike é confusa, com ciclistas de todo mundo alegando que tenha começado em seu país. A maioria concorda, no entanto, que as bicicletas feitas de ferro velho, criadas pelos californianos, no final dos anos 1970, provocaram o nascimento do esporte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *