Desde o começo do esporte, no século XIX, houve muita evolução e divisão em várias disciplinas: inline, speed skating, quad skating, agressive skating, roller derbies, roller hockey, Freestyle e artistic skating. Os rollers skaters praticam o esporte nas ruas da cidade ou nas estradas, em áreas fechadas ou abertas, pistas ou trilhas, tanto recreacional como profissionalmente. 

Velocidade e vigor

Os competidores profissionais deste esporte precisam de muita velocidade. Além disso, também exploram o máximo da resistência, chegando ao limite da força. 

Pistas de velocidade

Os atletas deste esporte podem explorar tanto pistas internas como externas, com duas partes retas de cada lado, unidas por duas curvas simétricas, com comprimento mínimo de 125m e máximo de 400 metros.

Tipos de patins

Há diversos tipos de patins, com variações no formato, estrutura e rodas, para atender várias superfícies onde o esporte é praticado. Os patins inline possuem uma estrutura de alumínio com máximo de seis rodas. As rodas de poliuretano têm diâmetro variável, entre 7,8 cm e 10 cm. Os patins podem vir com freios. 

Corrida mundial de velocidade

O campeonato mundial de patins inline é organizado pelo International Speed Skating Commitee (CIC), que é uma ramificação do Federation International de Roller Sports (FIRS). As provas, realizadas entre homens e mulheres, juniores ou seniors, incluem as de velocidade, de eliminação, time trials e maratonas. Há também disputa em equipe.

Inline agressivo

Por anos, o esporte foi considerado underground e praticado em cada região específica, sendo popular nos Estado Unidos, Australia, Brasil e Japão, além de alguns países da Europa. O campeonato inline já fez parte da programação do XGames, mas foi removido desta competição em 2005. Naquele ano, cerca de 50 atletas de nove países passaram a desenvolver o esporte a partir de uma associação.

Patinando pela cidade

Os patinadores normalmente praticam o esporte em massa pelas ruas congestionadas da cidade. Na streetskate de London, que começou em 2000, milhares de praticantes foram liderados por 50 oficiais, que mantiveram o trãnsito livre. O maior streetskate do mundo, no entanto, é o Pari Roller, em Paris, que começou em 1994.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *