Milhões de pessoas no mundo inteiro praticam skate como hobby ou como um meio de transporte. Apenas uma elite atua como competidor profissional. Os atletas de competição são avaliados conforme sua destreza e técnica em realizar movimentos acrobáticos. Os campeonatos internacionais de skate atraem muitos patrocinadores e audiência. 

Perfil do atleta

Os skatistas precisam de muito balanço, noção de tempo, coordenação e controle muscular. Também necessitam de criatividade para formular manobras e impressionar juízes durante as competições. Fisicamente, são mais esguios que musculosos para que possam ter mobilidade e controle, principalmente no abdômen. 

Halp pipes e pistas

Há vários tipos de competições de skate, sendo que cada um deles é praticado de uma forma diferente. O mais espetacular deles é o half pipe, a partir de uma pista em forma de U, com as duas extremidades verticais. As provas de freestyle também são um show à parte, mas acontecem em pistas horizontais. Já as competições de rua testam a habilidade do skatista em ultrapassar escadas e corrimãos. Há ainda provas de slalom, nas quais os atletas fazem manobras em áreas delimitadas por cones. 

Os Zephyrs

Os z-boys da California, membros do lendário grupo Zephyr, dos anos 1970, usavam as paredes de piscinas vazias para praticar suas manobras. Dessa forma, introduziram o skate vertical ao mundo. 

Pranchas

O skate profissional tem se desenvolvido de acordo com a evolução da tecnologia. A introdução de rodas de poliuretano no começo dos anos 1970 foi um marco para o esporte, já que melhorou significativamente a performance dos skatistas, ajudando a popularizar o esporte. Equipamentos de proteção, como o capacete, joelheiras e cotoveleiras, também são fundamentais, uma vez que há muitas quedas durante a prática do esporte. 

Truques

As técnicas do skate de rua parecem menos impressionantes que as do half pipe, uma vez que elas acontecem em uma superfície horizontal. De qualquer forma, elas requerem habilidade e técnica. O ollie e o grind são os principais tipos. 

Por dentro da história

Não há nenhuma entidade governamental que coordena as atividades do esporte. As competições, no entanto, são vitais para o skate. A primeira delas aconteceu na California, em 1965. A pioneira na Europa ocorreu na Alemanha, em 1977. Atualmente, o X Games – começou em 1995 e é realizado anualmente – é um dos eventos mais populares. 

Curiosidades

  • Skates rudimentares foram improvisados em 1940 e 1950, por meio da fixação de rodas de patins em pranchas.
  • O termo skateboarding surgiu na California em 1950 e 1960. Ele remete á cultura do surf e também é chamado de street surfing ou sidewalk surfing.
  • O skate surgiu como esporte em 1970, quando as inovações na produção deram mais mobilidade e controle aos praticantes. 
  • O número estimado de pessoas que praticam skate no mundo, de acordo com um levantamento feito em 2002, é de 12.500.000 pessoas.
  • Tony Hawk recebeu dez medalhas de ouro no skate vertical nas edições do X Games. É provável que Hawk seja o melhor skatista do mundo.
  • O primeiro giro de 900 graus foi realizado por Tony Hawk, em 1999. Os giros de 720 e 540 graus são mais comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *