É uma prova dinâmica, na qual o objetivo é percorrer um circuito desafiador no céu, no menor espaço de tempo possível. Os pilotos devem executar voltas e viradas em um percurso de slalom. O esporte, no entanto, não foca apenas em velocidade, mas na precisão em realizar o trajeto. 

Speed Racing

Este tipo de prova inclui um circuito marcado por seis torres, com 9 metros cada uma. Há duas retas paralelas, com um semicírculo no final de cada uma delas. Apenas oito pdoem disputar ao mesmo momento. Na categoria blue riband, o trajeto tem 39 quilômetros.

Voando pelo percurso

A qualificação inclui duas sessões, com os resultados mais rápidos sendo considerados. Os 12 mais rápidos fazem parte da sessão de eliminação, sendo que oito deles participarão da final. As penalizações de tempo acontecem toda vez que o piloto passa muito acima da torre, encosta em alguma delas ou ainda faz alguma manobra errada. 

A pista

A pista possui cerca de 1,4 quilômetro de comprimento e consiste em uma série de torres infláveis, chamadas de air Gates, que ficam a 20 metros de altura. Os pilotos devem seguir por meio delas, sendo que sua disposição varia conforme o tipo de prova. 

Técnicas essenciais

O esporte não diz respeito somente à velocidade, mas a forma de pilotagem da aeronave. Os pilotos devem executar manobras específicas, de acordo com cada prova. 

Curiosidades

  • O percurso total a ser pilotado tem, em média, 13 quilômetros
  • A velocidade máxima que chega uma aeronave é de 400 km/h
  • A Red Bull air race ocorreu pela primeira vez em 2003. Foram apenas duas provas no primeiro ano, mas a participação tem aumentado com o passar do tempo. 
  • A primeira prova da história do esporte aconteceu em 1909 (Reims Air Race). Os pilotos voaram de Reims, na França, até a Inglaterra. 
  • Se uma torre inflável for atingida, ela pode ser substituída em apenas três minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *