A corrida com obstáculos é um dos esportes mais excitantes do atletismo. O objetivo da corrida é pular uma série de obstáculos e alcançar a linha de chegada o mais rápido possível. Há quatro categorias neste esporte: 100 metros feminino e 110 metros masculino, além de 400 metros para ambos os sexos. 

Obstáculos com velocidade
Em ambas as provas de 100 e 110 metros, os competidores correm em linha reta, pulando dez obstáculos que estão no caminho. Na prova masculina, o primeiro obstáculo está a 13,7 metros de distância da largada da prova, e a distância entre cada um deles é de 9,1 metros. Após o último, os competidores ainda correm 14,4 metros até a linha de chegada. O primeiro obstáculo na prova feminina está a 13 metros de distância, enquanto 8,5 metros os separam. O último está posicionado a 10,5 metros do final.

400 metros
Na prova de 400 metros, os competidores também ultrapassam dez obstáculos, mas diferentemente das outras categorias, estão são levemente mais baixos. O primeiro deles está a 45 metros da largada, sendo que a distância entre eles é de 35 metros. O último se localiza a 40 metros do final.

Perfil do atleta
Assim como os outros velocistas, os atletas da corrida com obstáculos precisam de força, velocidade e vigor. Além disso, também precisam desenvolver o reflexo em suas ações para não perder ritmo nos sucessivos saltos. Eles também precisam ser flexíveis e dar atenção especial aos exercícios de quadril. 

Curiosidades

  • Dez é o número de obstáculos que devem ser ultrapassados na prova
  • Quinze segundos é o tempo do primeiro recorde do esporte, registrado em 1908 na prova dos 110 metros. Em 1981, ele foi quebrado pelo tempo de 13 segundos.
  • Ed Moses venceu 122 corridas com obstáculos sucessivas na prova dos 400 metros entre 1977 e 1987.

Aparato
A altura do obstáculo varia de prova para prova e pode ser ajustada durante os treinos. Os de velocidade são mais altos (1,07 m para homens e 84 cm para mulheres) e os de 400 metros são mais baixos (91 cm para homens e 76 cm para mulheres). Todos possuem formato em L e são projetados para cair quando forem tocados.

Wholly Moses
Ed Moses venceu a prova de 400 metros nas Olimpíadas de 1976 e 1984. Depois de se aposentar, o atleta passou a fazer bobsled (descida em trenó), foi membro do time que ganhou bronze para os Estados Unidos em 1990.

Passadas
Os obstáculos não tentam maximizar o comprimento das passadas durante as provas. O foco principal é a aproximação do atleta e o objeto, de forma a manter um movimento ininterrupto. Eles não devem jamais parar assim que se aproximarem de um obstáculo. Outra dica que garante o sucesso da prova é tentar pular de forma eficiente e econômica. Para conseguir este efeito, os competidores devem correr sobre os obstáculos, em outras palavras, devem simplesmente levantar suas pernas e se manter o mais próximo possível da pista. Geralmente, eles usam a mesma perna para fazer o movimento em todos os obstáculos.

Ação
Os melhores atletas deste esporte fazem uso total dos seus braços para conseguir um melhor balanço do corpo. Assim que encontram o obstáculo, eles se inclinam para frente, fazendo com que a perna que vá à frente seja oposta à mão. Essa ação, chamada de “conferindo as horas”, pois parece que os competidores estão olhando para um relógio, faz com que a testa se aproxime dos joelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *