O salto em longa distância é um dos esportes mais antigos de atletismo, tanto para homens como para mulheres. Os competidores disputam entre si para saber qual deles pode atingir a maior distância a partir de uma corrida. Há cinco elementos para a corrida: a corrida, os dois últimos passos, a subida, a técnica através do ar e o salto. Na história do atletismo, o recorde neste esporte é difícil de ser atingido. Bob Beamon bateu o recorde em 1968 no México. A marca foi mantida por 23 anos. 

Um salto gigante para a humanidade
Na maioria dos esportes, um centímetro ou 0,01 milésimo de segundo fazem a diferença. Até 1968, nenhum atleta havia pulado mais que 8,5 metros, mas naquele ano, durante os jogos olímpicos do México, o americano Bob Beamon alcançou 8,9 metros, quase 60 cm a mais que a marca anterior. O recorde foi mantido por 23 anos, sendo derrubado por outro conterrâneo, Mike Powell. 

Perfil do atleta
Um das chaves para o sucesso no salto em longa distância é correr rapidamente. Não é à toa que os melhores atletas neste esporte já foram velocistas de 100 m e 200 metros. Altura, apesar de não ser essencial, também é uma vantagem, uma vez que os competidores podem alcançar uma maior distância no salto. Grande parte dos atletas masculinos mede mais de 1,85 metro. Entre as mulheres, a altura mínima é de 1,72 metro. 

Área do salto
A área em que os competidores correm, feita de cinzas ou material sintético, não pode ter menos de 40 metros de comprimento. Normalmente, possui 45 metros. O local onde os atletas saltam é composto de areia e possui 9 metros de comprimento e 2,75 metros de largura. Entre os dois ambientes há 20 cm de espaço. Em frente, os juízes devem colocar uma faixa de massa de modelar, terra macia ou areia para demarcar onde o pé do atleta encostou após o salto.

Regras e tentativas
Ao saltar, os competidores não devem colocar os pés após o ponto de partida. Se fizerem isso, o salto será considerado inválido. O salto regular é indicado pelo juiz com uma bandeira branca. Caso não seja, é erguida uma bandeira vermelha. Cada competidor tem direito a três saltos, a não ser que haja menos de oito pessoas. Neste caso, eles têm direito a seis saltos. Em provas de alto nível, os atletas participam em duas rodadas preliminares. Os oito melhores fazem a final. O vencedor é aquele que marca a maior distância na etapa final. No caso de um empate, o segundo melhor tempo também é levado em consideração.

Medidas
O salto é medido a partir do momento em que o atleta salta até aquele em que alguma parte do seu corpo toca o chão, por isso é preciso que a areia esteja completamente lisa após cada tentativa. 

Cinco passos para o céu
Cinco elementos são cruciais para o salto em longa distância: uma aproximação rápida, duas passadas bem medidas, um arremesso explosivo do corpo, um vôo longo e uma aterrissagem balanceada. Dessa forma, há três técnicas para o salto: hitch-kick, sail e hang 

Curiosidades

  • O salto em distância foi incluído nos esportes de atletismo em 1850, no Exeter College, na Universidade de Oxford. 
  • O salto em longa distância passou a ser um esporte olímpico para mulheres em 1948.
  • O máximo tail wind válido para um recorde é de dois. Isso é o equivalente a 7,2 km por hora. 
  • O número máximo de medalhas de ouro conquistadas consecutivamente foram quatro. O feito foi realizado por Carl Lewis, entre 1984 e 1996.
  • Vinte e dois é o número de passadas dadas por um atleta masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *