A corrida de longa distância inclui provas de 5.000 m e 10 mil metros, maratonas e cross-country. As três primeiras são consideradas esportes olímpicos. As corridas acontecem em pistas de estádios, enquanto as maratonas ocorrem nas ruas das cidades. As duas primeiras também são conhecidas como provas de 5 km e 10 km.

Na pista
Nas provas de 5.000 m e 10 mil metros, os competidores começam enfileirados, mas em função das curvas no caminho, eles tendem a ficar para o lado de dentro da pista para minimizar a distância a ser percorrida. Uma volta inteira corresponde a 400 metros. Na prova mais curta, eles devem percorrer 200 metros e depois 12 voltas completas. Na mais longa, eles têm de correr 25 vezes em volta da pista. Ambas as provas acabam na mesma linha de chegada.

Perfil do atleta
Os competidores da prova de longa distância são mais magros e esguios que os velocistas. Vigor e regularidade são essenciais, já que o coração deve bombar sangue frequentemente para oxigenar os músculos cansados. O sucesso neste tipo de prova não vem apenas da forma física, mas também do trabalho mental e pensamento tático, já que eles são levados ao limite durante o exercício. É preciso medir o esforço para manter o ritmo e também para os momentos em que é exigida força máxima. 

Voadores do alto
Normalmente chamada de tribo de corredores, o povoado de Kalenjin, no oeste do Quênia são conhecidos pela boa performance neste tipo de prova. Uma das possíveis explicações para isso é a alta altitude em que eles vivem, já que, com menos oxigênio na atmosfera, o corpo deve produzir mais oxigênio e, consequentemente, carregam mais células vermelhas. Quando competem em locais que estão no nível do mar, essa maior produção de células faz toda diferença.

A engrenagem
Independentemente do tipo da prova (maratona, prova urbana ou na pista), a peça mais importante do atleta é o seu par de tênis. Dessa forma, para cada tipo de prova, o calçado é desenvolvido de forma apropriada. Para as provas de pista e cross-country, elas possuem cravos. No segundo caso, o solado é mais rígido para ter a melhor performance em terrenos naturais, enquanto que, para maratona, devem ter absorção dos impactos.

Cross-country 
São feitos normalmente em terrenos naturais de todos os tipos, incluindo grama, lama e até água. Não há uma distância fixa a ser percorrida. As mulheres normalmente correm entre 2 km e 8 km e os homens entre 5 km e 15 km. O cross-country foi considerado um esporte olímpico até 1924, mas foi considerado inapropriado para ser praticado no verão. Dessa forma, são organizados somente campeonatos mundiais anualmente. O esporte pode ser praticado individualmente ou em equipes. 

Controlando o ritmo
Uma das principais táticas para este tipo de prova de longa duração é o controle do ritmo. Os atletas não podem colocar energia total no início, pois podem não conseguir terminar a prova, assim como não devem deixar para dar a explosão no final, pois correm o risco de não alcançarem seus adversários. Os atletas mais hábeis são capazes, no entanto, de induzir seus adversários ao erro durante a prova. 

Maratona
Maratonas são corridas que têm 42,2 quilômetros. Nas Olimpíadas, elas terminam em algum estádio. A prova masculina é, normalmente, a última do calendário e é finalizada durante a cerimônia de encerramento. A primeira maratona aconteceu nos primeiros jogos olímpicos, em Atenas, em 1896. A corrida, na ocasião, tinha 40 km de distância, que variou nas outros jogos. A distância atual, no entanto, foi estabelecida nos jogos de 1924. 

Apelo público
A maratona é um esporte popular, em que os competidores são rodeados por milhares de espectadores nas ruas. Eventos importantes do tipo também acontecem anualmente em cidades ao redor do mundo, incluindo Londres, Nova York, Paris, Tokyo, São Paulo e Boston.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *