Os competidores deste esporte correm, ao menos, 25 metros, antes de realizar o exercício sobre o aparelho. A partir do impulso, os atletas realizam os mais variados movimentos no ar, antes de cair no chão com os dois pés paralelos. A partir do impulso, o competidor não leva mais que dois segundos para completar a prova.

Plano de voo

A velocidade de aproximação e a força no impulso que definem a altura e rotação dos movimentos no ar, que devem incluir alguns movimentos obrigatórios. A aterrissagem é uma parte importante do exercício, uma vez que os dois pés devem estar paralelos. Um passo para o lado neste momento é comum para equilibrar o corpo na queda. 

O estilo Yurchenko

Neste estilo, o ginasta gira imediatamente após o arremesso do corpo, dá um salto de costas, seguido de um twist no ar. O movimento termina com os dois pés juntos no solo.

Pontuação

Os ginastas, normalmente, utilizam dois aparatos, um após o outro. Dois painéis usados pelos juízes marcam a pontuação em cada um deles em duas categorias: a nota D, para o grau de dificuldade, e a nota E, para a execução, técnica e aterrissagem. Os juízes atentam para o impulso e aterrissagem, movimento durante o ar e a precisão do exercício em cada estágio. 

Origem no cavalo

O que agora é a mesa de salto era anteriormente o cavalo. A mudança foi feita, principalmente, por razões de segurança. Nos jogos olímpicos de 2000, em Sidney, no entanto, 18 mulheres realizaram a prova antes que alguém percebesse que o aparelho estava posicionado 5 cm mais alto.

Curiosidades

  • O aparato usado no cavalo deu lugar a este atual para diminuir o risco de acidentes. A área maior garante mais espaço para a realização do movimento.
  • É um esporte para ambos os sexos, sendo que o aparelho possui, praticamente, a mesma largura, apesar de que, para os homens, é 10 cm mais alto. 
  • Apenas 0,31 ponto separou Spaniard Gervasio Deffer do seu rival mais próximo Evgeni Sapronenko, da Latvia, nos jogos olímpicos de Atenas, em 2004. Deffer conseguiu medalha de ouro com 9,737 pontos de 10. 
  • Quatro atletas conseguiram ouro olímpico consecutivo no esporte: Nikolai Adrianov (União Soviética, em 1976 e 1980), Yun Lou (China, em 1984 e 1988), Gervasio Deffer (Espanha, em 2000 e 2004) e Vera Caslavska (Tchecoslováquia, em 1964 e 1968).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *