Karatê é uma arte marcial japonesa que significa mão vazia. Derivado de técnicas de combate chinesas, o karatê usa mãos, braços, cotovelos, joelhos, pés e cabeça. As chaves do esporte são auto defesa, força física e consciência espiritual. Os iniciantes aprendem as técnicas básicas de respiração, chute, soco e bloqueio, além de tudo que envolva estabilidade e mobilidade. Os três elementos principais são o kata (uma série de movimentos), o kumite (disputa com um parceiro) e kobodo (armas). Em 1970 e 1980, o karate se tornou um esporte competitivo com campeonatos mundiais. 

Perfil do atleta
Os karatecas possuem tônus muscular, principalmente na parte de cima do corpo e nas pernas. No kumite, é preciso que ele tenha um nível elevado de resistência à dor. Além disso, devem ter um enorme senso de disciplina e seguir sua vida de acordo com os código do esporte (dojo kun).

Superperna
Bill “Superfoot” Wallace foi um dos expoentes máximos do esporte em 1970. Ele venceu 23 lutas consecutivas entre 1974 e 1980. Wallace focou seu treinamento em sua perna esquerda após um problema no joelho direito. Seu apelido foi originado a partir da força e velocidade que ele desenvolveu com a perna esquerda. 

Área do combate
As disputas de kumite acontecem em um colchão quadrado, com diversos juízes ao seu redor. As regras de etiqueta e respeito devem ser seguidas. Os adversários, por exemplo, devem se saudar antes do início das provas. 

Kit do karatê
O karateca usa um uniforme branco, ou gi, composto por uma jaqueta, calça e faixa. Assim como no judô, a vestimenta é folgada para que não impeça a mobilidade do lutador. Alguns protetores de corpo, como de busto para mulheres ou de pés/mãos, também são permitidos. 

Estilo 
A Federation of All Japan Karate-do Organizations reconhece quatro tipos principais: Goju-ryu, Shito-ryu, Shotokan e Wado-ryu, apesar de haver mais de 70 estilos difrentes de luta. Os que não pertencerem a uma destas escolas não são considerados legítimos. 

Nunca ataque antes
Gichin Funakoshi, fundador do Shotokan, acreditava que o karatê era somente uma forma de defesa. Ele declarou que “não há o primeiro ataque no karratê”, já que é uma arte de defesa na qual quem ataca sempre perde. 

Kumite
As disputas de kumite são geralmente organizadas pela idade, sexo, peso e experiência. Cada um delas dura três minutos para homens e dois minutos para mulheres e juniores. Os dois competidores ficam na posição de início sob o colchão e, ao sinal do juiz, começam a lutar. Todos os movimentos devem ser controlados e executados sem força excessiva, especialmente na cabeça e pescoço. Ataques contra a garganta, virilha, espinha, nuca, peito do pé e têmporas são proibidos. 

Curiosidades

  • Karatê é a arte marcial mais praticada no mundo. Há mais de 70 estilos diferentes
  • Karate e kickboxing são bastante semelhantes. Durante muitos anos, foram presididos pela mesma entidade
  • O karatê começou em Okinawa, no século XVII. Funakoshi Gichin, que criou o estilo Shotokan, no século XX, é considerado o pai do karatê moderno. 
  • O primeiro campeonato mundial, que aconteceu em Tóquio, em 1970, contou com a participação de 178 competidores. Na última edição, em Monterrey, no México, em 2004, o número foi 582. 
  • O faixa preta Bruce Haynes quebrou uma pilha de 15 tijolos com apenas um golpe. 
  • Cerca de 50 milhões de pessoas são afiliadas a um clube afiliado ao World Karate Federation no mundo todo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *